Economia TikTok e inteligência nas compras: as 5 tendências que vão pautar o e-commerce

Em palestra na NRF, Michelle Evans, da Euromonitor, destacou as mudanças no comportamento do consumidor digital

O número de pessoas com acesso à internet continua crescendo e quase 5,3 bilhões de pessoas no mundo estão conectadas à rede. Desse total, 93% são usuárias de redes sociais. Com 131,5 milhões de usuários conectados, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, segundo um mapeamento recente da Comscore.

E esses números refletem uma oportunidade para as empresas. As estimativas são de que as vendas de produtos e serviços pela internet atinjam 11 trilhões de dólares nos próximos anos. Em palestra na NRF 2024, Michelle Evans, líder global de Varejo e Insights do Consumidor Digital da Euromonitor International, trouxe as 5 principais tendências dos compradores digitais com as maiores implicações para varejistas e marcas.

“Definitivamente, alcançar uma base de fãs está se tornando cada vez mais importante para varejistas e marcas”, diz Michelle.

Comércio intuitivo

Os consumidores querem mais experiências e personalização.  A coleta de dados por meio de tecnologias inteligentes pode levar a campanhas de marketing mais comprovadas e assertivas.

A Inteligência Artificial generativa trazer uma experiência mais personalizada ou sob medida no site ou aplicativo por meio de chatbot. Pesquisas indicam que 49% das empresas pretendem investir na Inteligência Artificial generativa nos próximos 5 anos. “A recomendações é a tentar criar experiência mais intuitiva. O que torna a IA generativa interessante é a capacidade de criar uma conversa mais natural”, diz Michelle.

Economia do TikTok

Impulsionado pelo consumidor digital, o TikTok teve um aumento de 20% de uso entre 2020 e 2023. Dois terços da geração Z usam o aplicativo. Os vídeos, que muitas vezes se tornam virais, guiam as decisões de compras.

Segundo Michelle, os varejistas precisam encontrar uma forma de lucrar com essa tendência, divulgando seus negócios por meio de conteúdo ou em parcerias com influenciadores, e se conectando com diferentes comunidades.

“O TikTok deixou de ser apenas uma plataforma e está tentando cada vez mais se tornar um varejista”, diz.

Inteligência nas compras

Mais acostumado a comprar online, o consumidor está também mais informado e exigente. Com a mentalidade mobile first, o celular se tornou uma ferramenta de pesquisa por melhores preços e oportunidades. Segundo a pesquisa da Euromonitor, 59% da geração Z e 53% dos millenials buscam informações em sites de busca antes de comprar. Entre os baby boomers, apenas 29% pesquisam online.

“Os consumidores estão mais preocupados com as incerteza econômicas e querem economizar. Essa é uma oportunidade para fazer parcerias com aplicativos de ofertas para tentar atingir o cliente preocupado com orçamento”, destaca Michelle.

Recommerce 2.0

Além da questão financeira, a maior preocupação com a sustentabilidade e questões ambientais acelerou a procura por artigos de segunda mão. Essa tendência é impulsionada pelas gerações Z e millennials, mais atentas a essas questões.

Para aproveitar essa tendência, Michelle recomenda que os varejistas invistam em comunicação em seus sites e redes sociais e criem facilidades de pagamento, por exemplo.

Retorno e devoluções

Parte da jornada de compra de compra do cliente, a política de devolução de produtos faz parte da experiência e impacta diretamente na fidelidade do cliente.

“A experiência da devolução faz parte de uma experiência holística e vai impulsionar a fidelidade. Se a política de devolução não for boa, o consumidor vai considerar isso na próxima compra”, diz a especialista.

Segundo pesquisa da Euromonitor, 63% das empresas querem investir nessa área. Como exemplo, Michelle citou o programa Best Returns, da Best Buy, que criou 10 lojas para vender itens devolvidos com melhores preços. “Se for muito complicado fazer a devolução, talvez o consumidor não devolva o produto e não compre novamente na sua loja”, diz.

O que é a NRF?

NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.

Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A MERCADO&CONSUMO fez uma cobertura especial do evento e embarcou com a delegação da Gouvêa Experience.

Como parte da programação, os executivos contam com dois dias de study tour, reuniões exclusivas, jantares e acesso ao Retail Executive Summit (RES), evento organizado pela Gouvêa Experience, em Nova York, que contará com palestras exclusivas. A principal atração do RES 2024 será Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e empreendedor de varejo nos segmentos de moda, cervejaria, táxi aéreo e cinematográfico.

Imagem: Mercado&Consumo

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist