Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Aerolíneas Argentinas tem primeiro lucro operacional desde 2008

Informação foi dada durante a assembleia para votar as contas de 2023 da empresa

Redação de Redação
17 de fevereiro de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Aerolíneas Argentinas tem primeiro lucro operacional desde 2008

A Aerolíneas Argentinas, estatal argentina de aviação, informou que a empresa terá um lucro operacional de US$ 20,2 milhões (R$ 115,7 milhões) no exercício de 2024. Trata-se da primeira vez, desde a nacionalização da companhia, em 2008, que um resultado financeiro supera os custos necessários para a operação.

Sem apresentar mais detalhes sobre o número, o presidente da empresa, Fabián Lombardo, disse a acionistas que o superávit de 2024 é fruto da melhora do resultado na operação.

A informação foi dada durante a assembleia para votar as contas de 2023 da empresa.

“Essa conquista foi acompanhada de uma redução de 25% na dívida consolidada em dólares sem afetar o nível de caixa da empresa. Além disso, este foi o ano com o menor volume de recursos provisionados para despesas correntes pelo Tesouro Nacional em favor da empresa desde sua nacionalização”, afirmou o executivo, durante a assembleia de acionistas para analisar as contas de 2023, segundo nota emitida pela empresa.

Lombardo disse ainda que informou ao Ministério da Economia argentino que suas projeções indicam de que não será necessário solicitar recursos ao Tesouro para o exercício de 2025, uma vez que toda a operação da empresa será bancada pela renda da própria empresa. “Isso posicionará a Aerolíneas Argentinas como um ativo valioso que permitirá a seus acionistas avaliar sem limitações todas as alternativas futuras para a empresa”, disse.

Pelos cálculos apresentados por ele, anualmente, a Aerolíneas Argentinas apresentava um prejuízo operacional de US$ 400 milhões (R$ 2,29 bilhões) em EBIT (lucro antes de juros e impostos). Em 2023, este prejuízo passou a US$ 390 milhões (R$ 2,23 bilhões).

Cortes e privatização

Desde que assumiu o cargo, Lombardo adotou uma política agressiva de corte de custos, que incluiu o corte de mais de 13% de sua força de trabalho, resultando em 1.600 pessoas demitidas. Além disso, 85 cargos seniores foram eliminados, incluindo 8 diretores, 20 gerentes e 57 outros cargos de diversas categorias.

O enxugamento de pessoal levou a empresa a ter o menor nível de força de trabalho em 14 anos. Ainda segundo o comunicado, foi alcançada a menor média de funcionários por aeronave na história da empresa.

Com as demissões, negociadas com os sindicatos das categorias, segundo a aérea argentina, houve elevação na produtividade de pessoal e de frota, tanto em voo quanto em terra. O objetivo é o de torná-la atraente para a sua privatização.

“O trabalho deste ano foi focado em aproximar a empresa dos padrões da indústria e melhorar seus resultados para torná-la atraente para um lançamento no mercado quando as condições forem adequadas”, disse o executivo, segundo nota da empresa.

Aprovação de contas de 2023

A informação de que a empresa terá superávit em 2024 foi apresentada pelo presidente durante a assembleia de acionistas que aprovou o balanço de 2023, quando foi confirmado um prejuízo de mais de US$ 220 milhões (R$ 1,26 bilhão).

O resultado, segundo a empresa, foi obtido mesmo com a captação de US$ 500 milhões (R$ 2,86 bilhões), fruto de ganhos financeiros resultantes da taxa de câmbio.

Isso fez com que a empresa demandasse menos dos cofres do governo argentino, segundo a nota.

O resultado levou os representantes das ações do Estado a desaprovar a gestão anterior e afastar os conselheiros responsabilizados pela perda.

Com informações de Estadão Conteúdo (Redação O Estado de S. Paulo).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Bradesco estende Pix por aproximação a todos os clientes via maquininhas da Cielo

Próxima Postagem

C&A lança programa de estágio para mulheres na área de tecnologia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações
Economia

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
C&A lança programa de estágio para mulheres na área de tecnologia

C&A lança programa de estágio para mulheres na área de tecnologia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.