Open Delivery e os benefícios e impactos no setor de foodservice

O conceito surgiu da necessidade de criar um padrão para a entrega de refeições no país, uma vez que existem diversos aplicativos de delivery

Você já ouviu falar em Open Delivery? Este é um projeto que visa padronizar e integrar a entrega de refeições no Brasil, oferecendo interfaces padrões gratuitas que permitem uma comunicação eficiente entre sistemas de gestão de bares e restaurantes e plataformas, como marketplaces e operadores logísticos.

A iniciativa é coordenada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e promete organizar os processos internos de restaurantes, considerando sistemas de gestão, marketplaces, logística e outros sistemas e canais de venda do delivery. Caso se cumpra, poderemos ver muitos impactos no setor de foodservice, além de benefícios para empresas e consumidores finais.

De acordo com Célio Salles, conselheiro da Abrasel e co-criador da primeira versão, não se trata de sistema, plataforma ou aplicativo, mas um conjunto de padrões que “integram os softwares de gestão de restaurante com os aplicativos/marketplaces e operadores logísticos”. O projeto traz uma lógica parecida com a do open banking, com o objetivo específico de padronizar e compartilhar informações entre estabelecimentos, canais de venda e sistemas de gestão.

A origem do conceito

O conceito surgiu da necessidade de criar um padrão para a entrega de refeições no país, uma vez que existem diversos aplicativos de delivery. Como cada um traz suas próprias regras, taxas e condições, ocorre uma fragmentação do mercado e uma dependência dos restaurantes em relação às plataformas intermediárias. Neste contexto, o projeto foi lançado em janeiro de 2021 e uniu 16 empresas sob um Conselho de Governança para desenvolver protocolos e padrões abrangentes.

Considerando a linha do tempo do projeto:

● Julho de 2021: liberação para testes de padrões de cardápio e pedidos, já em processo de integração e planejamento operacional com estabelecimentos comerciais;
● Novembro de 2021: disponibilização de padrões de chamada e rastreabilidade do entregador em fase de testes integrados;
● Dezembro de 2021: primeira operação bem-sucedida usando o padrão de cardápio e pedidos.
● Abril de 2022: primeira operação de entrega real sob os padrões da tecnologia e lançamento dos padrões conciliação financeira, ficha resumo de contrato e ambiente de contratação.

Como vai funcionar o Open Delivery?

O Open Delivery vai funcionar por meio de uma API (Application Programming Interface), que é uma forma de conectar diferentes sistemas e plataformas. As interfaces de programação para aplicativos permitirão que os restaurantes se cadastrem no projeto e possam receber pedidos de qualquer aplicativo ou site que esteja integrado a ele.

Para usufruir desta inovação, os estabelecimentos devem utilizar sistemas de gestão ou PDVs que estejam dentro do padrão. Está pensando na parte prática do Open Delivery, o que é e como funciona? Vamos a ela:

● Restaurantes: recebem os pedidos diretamente em seu sistema, escolhem o serviço de entrega mais adequado, acompanham o status da entrega em tempo real e têm acesso aos dados dos clientes.
● Consumidores: utilizam o aplicativo ou site de sua preferência para fazer os pedidos (desde que esteja conectado ao projeto), comparam preços, avaliações e tempo de entrega dos diferentes serviços disponíveis, e escolhem o que mais lhes convier.
● Entregadores: podem se cadastrar em diferentes plataformas, receber mais ofertas de trabalho, ter mais autonomia para negociar as condições e as formas de pagamento das entregas.

Os benefícios do Open Delivery

A inovação promete trazer uma série de benefícios para todos os envolvidos na cadeia do delivery. Na visão de Célio Salles, haverá “uma enorme redução de ineficiências e maior conforto operacional para os restaurantes, e como reduzirá barreiras para aumento de oferta e concorrência, também proporcionará mais equilíbrio nas negociações entre restaurantes e plataformas”.

Para empresas

Uma estimativa da Abrasel aponta que a redução das ineficiências operacionais trará ganhos de 20% a 30% na rentabilidade histórica do setor de delivery de refeições. Esta é apenas uma das vantagens que a tecnologia traz.

Os estabelecimentos comerciais poderão se beneficiar de diversas maneiras:

● Segurança aprimorada: ocorre redução de erros ao gerenciar pedidos e dados no mesmo local.
● Tomada de decisão informada: é possível fazer comparação e contratação de canais diretamente no software de gestão.
● Expansão de vendas: há maior alcance ao anunciar em múltiplos canais e incentivo à concorrência saudável entre plataformas.
● Simplificação: possibilidade de centralização de pedidos, dados de cardápio e pagamentos de múltiplos canais em sistemas de gestão.
● Atualizações automáticas: as modificações de preços no sistema refletem instantaneamente nos canais compatíveis.
● Eficiência logística: é possível solicitar entregadores de várias empresas por meio do sistema, permitindo comparação de condições.

Já os marketplaces e aplicativos se beneficiam com:

● Eficiência e satisfação do cliente: o gerenciamento aprimorado pelo restaurante, incluindo a sequência de pedidos de diferentes canais, resulta em entregas mais rápidas e precisas, elevando a experiência do consumidor.
● Entrada simplificada no mercado: há integração de canais de venda via software de gestão, o que torna a administração de cardápios, pedidos e pagamentos mais conveniente para os estabelecimentos. Isso facilita a entrada de pequenos marketplaces no mercado e amplia as opções de venda.

E os operadores logísticos? Eles também se aproveitam de benefícios, como:

● Valor adicionado ao serviço: a visibilidade do rastreamento e status das entregas, juntamente com resolução integrada de problemas, proporciona ao bar/restaurante maior controle e facilidade na gestão operacional.
● Entrada simplificada no mercado e expansão de clientes: a integração de aplicativos logísticos no software de gestão permite aos estabelecimentos comparar e colaborar com diversas empresas de logística conforme a necessidade.

Para o consumidor final:

● Maior conveniência: os clientes podem continuar fazendo os pedidos pelo aplicativo ou site de sua preferência.
● Mais opções: podem ter acesso a uma maior variedade de restaurantes e serviços de entrega e escolher o que mais se adequa a seu gosto, bolso e tempo.
● Mais transparência e confiança: os consumidores poderão se informar melhor sobre os restaurantes e os serviços de entrega e podem comparar os preços, as avaliações e o tempo de entrega.

Impactos do Open Delivery no setor de foodservice

A nova tecnologia pode provocar uma grande mudança no setor de foodservice, especialmente no segmento de delivery. A tecnologia vem para aumentar a concorrência entre os aplicativos de delivery, que podem oferecer melhores condições para os restaurantes e os consumidores.

Outro ponto interessante é que o projeto deve simplificar a atuação das grandes varejistas que desejam expandir sua atuação no delivery ou iniciar suas operações neste ramo. A expectativa é que empresas como Mercado Livre e Magalu tenham mais facilidade de entrada no mercado de restaurantes e velocidade de conexão.

Como implementar o Open Delivery?

Qualquer empresa pode utilizar os padrões do projeto sem necessidade de adesão ou homologação, uma vez que eles são abertos. Basta efetuar a implementação no sistema empresarial a partir da documentação técnica disponibilizada no site da tecnologia.

Para usufruir dos benefícios do projeto, os estabelecimentos comerciais devem, portanto, utilizar sistemas de gestão ou PDVs dentro do padrão. Existem dois passos básicos para a implementação:

● Registrar-se no Portal de Aderentes a partir da apresentação das informações da pessoa jurídica, do perfil do negócio (bar e restaurante, software de gestão PDV, marketplace, e-commerce ou operadores logísticos), abrangência de atuação e outros detalhes;
● Utilizar um PDV ou software de gestão adaptado ao padrão (ou contratar um software já adaptado a ele): após o cadastro, basta integrar o sistema à tecnologia.

Com a integração, as marcas podem começar a operar baseado na nova tecnologia.

Se o estabelecimento quer otimizar a gestão do negócio de foodservice, mas não sabe por onde começar, a TOTVS tem a solução para tal. O TOTVS Varejo Food Service é um software que permite gerenciar todas as etapas do negócio, desde o controle de estoque e compras até o PDV e delivery.

Com ele é possível:

● Integrar o sistema de forma fácil e rápida, sem precisar de desenvolvedores ou empresas terceirizadas;
● Receber diretamente os pedidos feitos nos canais de atendimento do estabelecimento ou nas plataformas de terceiros;
● Receber qualquer tipo de pagamento, incorporando pagamentos em dinheiro, por cartão de débito ou crédito, e por meios eletrônicos;
● Gerenciar todo o processo de delivery, seja com recebimento de pedidos com estrutura própria de entregas ou por meio de integração homologada com as diferentes plataformas disponíveis no mercado. Fonte: Blog da TOTVS.

Com informações de M&C Media Labs.
Imagem: Shutterstock

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist