Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Qual o futuro do foodservice?

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
17 de outubro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Qual o futuro do foodservice?

Em um setor tão competitivo como o de foodservice, manter uma marca moderna e disruptiva é essencial para se destacar no mercado. A chegada de novas tecnologias revela um vasto espaço para modelos de negócios inovadores no Brasil. Contudo, as relações humanas e a alimentação evoluíram conjuntamente, moldando um perfil de consumidor mais consciente e atento ao posicionamento das marcas, além de atualizado e que não apenas valoriza práticas sustentáveis, mas também deseja ser protagonista em suas escolhas. Nesse contexto, a tecnologia se torna uma aliada poderosa, permitindo personalização, conveniência e uma conexão diferenciada entre as marcas e seus clientes.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o empreendedorismo continua em alta no Brasil. O franchising, por exemplo, superou as expectativas do mercado e cresceu 13,8% e chegou a R$ 240,6 bi em 2023. Em destaque está o segmento de Alimentação-Foodservice, com alta de 17,9%, beneficiado pela retomada da vida social da população.

Isso mostra que, apesar dos obstáculos, nós, brasileiros, não paramos de ser resilientes no setor. O Brasil é muito rico e há espaço para todos os empreendedores abrirem o seu restaurante. Quando o Bob’s nasceu, há 72 anos, fomos a primeira marca de foodservice a chegar no Brasil, no coração do Rio de Janeiro, e em 1984 abrimos a primeira franquia, que este ano celebra 40 anos. Hoje, a rede soma mais de mil pontos de venda, com presença em todas as regiões e capitais do País.

Desde então, há novas gerações de consumidores chegando, com novas exigências. O impacto acelerado da transformação digital e de produtos mais sustentáveis moldam um novo foodservice.

Já é uma realidade, por exemplo, o conceito de “pick-up”, em que o cliente faz o pedido pelo celular e retira no local do restaurante, sem fricção com o colaborador do restaurante. Na outra ponta, esse mesmo consumidor espera ter refeições a qualquer hora do dia e um sanduíche personalizado ou até mesmo ter opções de produtos mais sustentáveis.

Fica claro que ele quer ser protagonista das suas escolhas. Se ele muda, nós também mudamos. Já notamos essa realidade em nossos totens de autoatendimento, em que houve um aumento da escolha dos clientes ao selecionar produtos adicionais em seu pedido. Saber ler esses dados e o que o consumidor deseja faz parte do processo de manter a marca moderna, atenta aos detalhes para fazer desta a melhor experiência em loja. O Bob’s valoriza em sua essência o sabor dos encontros, e tem investido em soluções pioneiras, como uma proteína de sanduíche 100% vegetal, pois entende a velocidade das tendências e investe na inovação completa.

Do outro lado, os bastidores exigem uma cozinha do futuro mais robótica. Atualmente, o mercado já conta com chapa ou fritadeira tecnológicas, mas podemos ir além, com robôs realizando a lavagem de alimentos ou louça, novidades que já estão em desenvolvimento no mercado. Na nossa visão, essa solução aumenta a produtividade da loja, e permite que os colaboradores façam outras atividades para poder incrementar o serviço ofertado e trazer faturamento para a loja.

O futuro do foodservice começa agora. Em breve, os totens de autoatendimento serão substituídos por comandos de voz, enquanto a Inteligência Artificial estará presente em todos os processos. Essas tendências exigem constante experimentação para que cada restaurante as adapte à sua maneira, integrando uma cultura interna que assegure a aceitação tanto pelo time quanto pelo consumidor final.

No entanto, ressalto que os restaurantes que abraçarem essas tendências e se adaptarem às novas demandas dos consumidores estarão muito mais preparados para prosperar nos próximos anos. Cabe a nós fazermos isso acontecer.

O futuro do foodservice é agora.

Ricardo Bomeny é CEO do Grupo BFFC
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com mais maturidade sobre retail media, mercado foca em métricas de desempenho

Próxima Postagem

Governo envia proposta ao Congresso para oficializar socorro às aéreas com R$ 4 bi do Fnac

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Governo envia proposta ao Congresso para oficializar socorro às aéreas com R$ 4 bi do Fnac

Governo envia proposta ao Congresso para oficializar socorro às aéreas com R$ 4 bi do Fnac

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.