Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo cresce em novembro, impulsionado pela Black Friday

Redação de Redação
17 de dezembro de 2018
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em novembro, as receitas no varejo brasileiro apresentaram crescimento de 4,4% na comparação com o mesmo período de 2017, descontando a inflação que incide sobre os setores do varejo ampliado. Em termos nominais, que refletem o que o varejista de fato observa na receita das suas vendas, o indicador registrou alta de 8,5% na comparação com o ano anterior.

O mês foi levemente prejudicado pelo calendário. Novembro deste ano teve três feriados (Finados, Proclamação da República e Consciência Negra em algumas cidades) com mais emendas que 2017. Se ajustado a esses impactos, o índice deflacionado apontaria alta de 4,6%, o que representa uma aceleração de 2,2 pontos percentuais em relação ao observado no mês de outubro (2,4%). Pelo ICVA nominal, no mesmo conceito, o indicador apresentaria alta de 8,8% na comparação com o mesmo período de 2017, apresentando também uma aceleração de mais de 2 pontos percentuais em relação a outubro (6,4%).

“O resultado de novembro para o varejo foi bem positivo, tendo apresentado o maior crescimento nominal do ano e segundo maior em termos deflacionados. A Black Friday vem cada vez mais se mostrando uma alavanca importante de vendas, principalmente nas vendas online, e surpreendeu positivamente este ano, mesmo quando comparada à mesma data do ano passado”, explicou Gabriel Mariotto, diretor de inteligência da Cielo.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado em novembro pelo IBGE apontou alta de 4,05% no acumulado dos últimos 12 meses, com uma desaceleração em relação ao número registrado em outubro (4,56%). Os grupos de itens de Transportes, Vestuário e Habitação (este último não impacta o varejo diretamente) contribuíram para a desaceleração do índice.

Ponderando o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado em novembro ficou em 3,9%, mesmo número de outubro (3,9%).

A sexta-feira de descontos, realizada no último dia 23, reforçou sua importância no varejo brasileiro em 2018. No período de quinta (22) a domingo (25) o varejo apresentou crescimento da receita nominal de 11,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Quando observamos apenas as vendas on-line, o crescimento no mesmo conceito foi de 25,2% no mesmo período, corroborando a força do e-commerce na data.

“Costumamos dizer que a Black Friday ‘nasceu’ em 2013 no Brasil, quando teve um crescimento de mais de 40% em relação ao ano anterior. Desde então, naturalmente a cada ano, o ‘desafio estatístico’ de crescimento é maior, então é natural que os crescimentos viessem desacelerando. Mas em 2018 a Black Friday surpreendeu e cresceu mais que no ano passado”, comentou Mariotto. “Além disso, a data reforçou a tendência observada neste ano, do consumidor brasileiro priorizar as compras nas principais datas comemorativas do varejo”, complementou.

O macrossetor de Bens duráveis e semiduráveis acelerou em novembro em comparação a outubro. O grande destaque no bloco foi para o setor de Móveis, Eletro e Lojas de Departamento, puxado principalmente pelas vendas durante a Black Friday. Também o macrossetor de Bens não duráveis apresentou aceleração no mesmo período, com destaque para os setores de Supermercados e Livrarias/Papelarias. Por fim, o bloco dos setores de Serviços apresentou estabilização na passagem mensal. Neste grupo, o setor de Turismo e Transporte apresentou aceleração – beneficiado pela Black Friday –, enquanto que os setores de Recreação e Alimentação em Bares e Restaurantes apresentaram desaceleração.

Todas as regiões apresentaram aceleração, destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste, segundo o ICVA Deflacionado com ajuste de calendário.

Pelo ICVA deflacionado sem ajustes de calendário, comparando com o mesmo período do ano anterior, o varejo ampliado na região Norte apresentou alta de 9,5%, seguido pelas regiões Sul e Centro-Oeste com 7,3% e 6,1% respectivamente. Por fim, vale mencionar as regiões Nordeste, com alta de 4,7%, e o Sudeste, com alta de 2,7%.

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – o destaque também foi a região Norte, que registrou alta de 11,8%. Em seguida, temos as regiões Sul e Centro-Oeste com crescimentos de 9,9% e 9,4% respectivamente. Já as regiões Nordeste e Sudeste apresentaram crescimentos de 9,3% e 7,6% respectivamente.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Pão de Açúcar lança loja e e-commerce especializados em vinhos

Próxima Postagem

Magazine Luiza compra startup especializada em vendas digitais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice
NRA Show

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado
Economia

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril
Varejo

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre
Economia

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil
Indústria

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária
Indústria

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025
Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig
Economia

Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Magazine Luiza compra startup especializada em vendas digitais

Magazine Luiza compra startup especializada em vendas digitais

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.