Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tubarões e baleias, a silenciosa “guerra de egos e estratégias”: os novos desafios para os negócios

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
18 de fevereiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Com as novas possibilidades de trabalho e rentabilidades das quais o mundo tecnológico tem acentuado, nos vemos pertencer a um ambiente que tem peculiaridades que, se não forem compreendidas, podem significar riscos de perdas significativas em todo o processo de gestão, comunicação e efetivação de negócios. Uma vez que mergulhamos no “oceano” em busca de oportunidades de negócios, no mercado financeiro, ou ainda quando eles “migram” para o nosso ambiente em busca de possibilidades de investimentos.

Tínhamos certas habilidades desenvolvidas com os “tubarões”, egocêntricos, solitários e que reagem à fome ou a excitação do “sangue” – oportunidades – nas correntes marítimas, o que os tornam previsíveis, seletivos e especialistas.

Já as baleias estão sempre próximas, ainda que invisíveis. Não são incitadas a atacar, movem-se pela necessidade, seguindo as regras da oportunidade. Para o mercado, isso demonstra ser um comportamento “desapegado”, pois compram quando veem oportunidade na ação e vendem pelo conforto do menor esforço.

Ou seja, iniciamos a navegar em mares de “baleias”. Elas têm ações e estratégias insólitas, atacam em bandos, são lentas, imensas e movem muita energia à sua volta. Ainda que se alimentem, não são agressivas, o que limita grande parte das contra-argumentações de negócios. Elas são oportunistas, esperam que seus alvos estejam desapercebidos ou cansados para atacar e têm um “tempo” diferente das demais, onde preservam como regra a sua segurança. Dentro de sua própria zona de conforto, é neste ambiente que elas trazem seus oponentes para os embates.

Todas estas observações nos levam a confrontar tudo o que aprendemos sobre negócios, gestão e estratégia no mercado tradicional, já que compreendemos que as baleias têm comportamentos diferentes do corporativismo tradicional. São pessoas muito inteligentes, porém, sem a experiência de mercado, organização, processo e gestão das quais nos moldávamos em nossas interações de negócios.

Como atuar com estas pessoas, que vieram de um “mundo” do qual a lógica é seu padrão de comportamento dominante? Que são excelentes analistas, mas com “deficiências” em organização, fluxo de processos, tempo de demanda e gestão de relacionamentos? Que desenvolveram a capacidade de usar como ferramenta suas instabilidades emocionais – o que é diferente de ter equilíbrio emocional; tendo elas como ações estratégicas de comportamento que se manifestam em momentos oportunos.

Tudo isso será mais acentuado agora diante da nova realidade da tecnologia – os mundos do metaverso, onde múltiplas tecnologias uniram-se e formataram um novo ambiente de negócios, fora do convívio e da interação social.

Agora nos deparamos no terreno “deles”, ou seja, têm em seu benefício fatores dos quais determinam vantagens competitivas sobre nós. Compreender estas vantagens será a diferença entre ter ou não sucesso em negociações com eles. Pois, uma baleia espera a reunião do maior número de “possibilidades” para atacar. Ela vive em um mundo de oportunidades, com base na lei do menor esforço e totalmente isenta da influência que as emoções possam causar em suas tomadas de decisão.

Então, te pergunto: “Você, como empresário, gestor, estrategista, marketeiro ou executivo em esferas de decisão, está pronto para lidar com os comportamentos das baleias, que são as novas investidoras do mercado?”

Como manter-se vivo e fazendo negócios no oceano de baleias? Ou quais são os pontos-chaves de comportamento destas baleias, que podem redefinir os novos processos de negócios para o atual mercado? Como atualizar-se em um “mundo” que já foi online, digital, big data e que está se tornando metaverso?

Eu sei são questionamentos intrigantes, mas compreender e responder a eles pode significar teu sucesso.

Marcos Arneiro é life coach

Postagem anterior

Luccas Neto passa a vender seus produtos licenciados na Amazon

Próxima Postagem

Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.