Todos os setores precisaram se transformar e com o setor de foodservice não foi diferente. A transformação digital passou a ser condição de sobrevivência para depois falar em crescimento e tudo o mais.
A palavra sobrevivência nos dá o sentido de urgência. Cronômetro contando e as empresas do setor precisaram fazer todo o fluxo, do planejamento à execução, num tempo recorde para poder divulgar para o mercado e para satisfazer os ávidos clientes que estão ansiosos para viver essa nova jornada de compra.
Essa onda é um caminho sem volta da digitalização e da automação dos processos. Sem volta mesmo, porque depois que nos habituamos a algo melhor não queremos retroceder. Está aí uma palavra que não existe nesse setor no qual tudo acontece muito rápido e os mais velozes e mais competentes ganham espaço nas escolhas dos clientes ansiosos por inovação.
É isso. Inovação requer muito mais que tecnologia. Requer criatividade para repensar a forma de fazer as coisas. A receita em tese pode ser uma só, mas com milhares de variações, e aí temos os cases de sucesso que estamos vendo no mercado.
Nesse momento, a área de TI ganhou papel principal, pois precisávamos colocar na cesta os novos hábitos do consumidor, o que a concorrência já estava fazendo, a necessidade de modernizar processos e quais os meios que tínhamos para isso.
Dentre as tecnologias que fazem a transformação digital acontecer, temos a Internet das Coisas (IoT), a inteligência Artificial (AI) e a utilização de softwares de gestão. Todas têm o foco de melhorar a experiência do consumidor e ganhar agilidade em todo o processo.
E quais os benefícios reais que todo esse processo de transformação digital traz para a empresa e deixa de legado?
- O mais importante benefício tem relação com a saúde financeira do negócio. É o aumento da rentabilidade, que possibilita a melhoria dos processos, a redução dos custos e um melhor atendimento que acarreta em aumento de vendas.
- O segundo benefício é como o seu cliente lhe enxerga. Ele tem orgulho de comprar com você? O seu site tem avanços, novidades e novos fluxos de operação que trazem uma mudança de experiência de compra?
- O terceiro benefício é proporcionar para este cliente uma verdadeira imersão no seu negócio, trazendo até ele, com muita facilidade e rapidez, os principais indicadores que o farão escolher o seu estabelecimento;
- O quarto benefício é ter a facilidade de ter muitas pessoas desconhecidas relatando suas experiências com a sua empresa, assim gerando mais vendas e trazendo mais clientes que vieram pelas experiências positivas que foram divulgadas.
Tenha o seu negócio na palma da sua mão e ganhe quilômetros de vantagem frente aos seus concorrentes. O foco central é encantar e surpreender o cliente com a melhor experiência de compra possível e para isso a automação tem que estar de mãos dadas com o que planejamos de mágico para acontecer. A automação dos processos e a tecnologia serão os nossos grandes mestres e facilitadores.
A nossa convidada desse episódio é uma profunda conhecedora do mercado de foodservice e nossa parceira na Academia Food. Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, veio nos enriquecer e nos presentear com as suas grandes contribuições sobre esse processo pelo qual todas as empresas do setor deverão passar.
“O mercado de alimentação fora do lar, sem dúvida, foi um dos que mais aceleraram sua transformação nesse período. Além do crescimento em mais de 100% do delivery, o entendimento do tamanho da oportunidade para aumentar a percepção de segurança pelos clientes a partir do uso de menus digitais integrados a QR Code foi exponenciado.
Mas mão de obra é um assunto crítico. Na verdade sempre foi dentro desse setor, e, infelizmente, muitos negócios dispensaram profissionais com anos de experiência nesse período já sabendo que, na eventual recontratação, teriam desafios ainda maiores. Esse cenário mudou a percepção geral sobre a utilização de plataformas digitais para o aprendizado. E nós investimos nesse modelo, inicialmente para gestores, e agora seguimos para os operacionais também.
Na ponta dos dedos, o colaborador ou o gestor podem revistar conteúdos, checar dúvidas, baixar documentos, além de enviar dúvidas, trocar em chats. Para o dono do negócio, fica a oportunidade de acompanhar individualmente a performance de cada um.
Enfim, é um processo contínuo de evolução da plataforma centrado na necessidade das pessoas e no impacto que podemos gerar para os negócios. Ter a Benkyou como parceira fez e faz toda a diferença.”
Cristina Souza, CEO da Gouvea Foodservice
Revolucione o seu negócio, conheça o seu público para saber como surpreendê-lo e fidelizá-lo ainda mais! Invista sempre na sua mola propulsora que é o seu cliente e ele te contará todas as respostas, basta saber ouvi-lo.
Segundo uma pesquisa realizada pela Mobills, entre os meses de janeiro e de maio deste ano, foi registrado um aumento nas vendas por delivery em 94,67%. Esse é um caminho sem volta. Agora que as pessoas “aprenderam essa novidade”, não vão querer retroceder. Por isso, deixo a pergunta: você já fez o seu pedido de transformação digital hoje? Corra lá e monte o seu!
Pense em tudo, absolutamente tudo que fará com que o seu cliente esteja sempre com o dedo a um clique do seu negócio. Essa é uma parceria muito produtiva e saudável para os dois lados, cliente e estabelecimento juntos para viver essa jornada com excelência e muita inovação.
Vejo vocês no nosso próximo episódio.
Nota: Confira os episódios 1, 2, 3, 4, 5 e 6 desta série clicando em “Transformação digital é moda ou veio para ficar?”, “Você já quebrou silos hoje?”, “Transformação digital e ESG: juntos ou separados?”, “Você viu a gamificação por aí?”, “É comigo? Sim, RH, essa jornada é com você!” e Você sabe quem é o motor de arranque da transformação digital?
Patricia B. Bordignon Rodrigues é Diretora de Marketing e Canais Benkyou
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo