Especialista em gestão de pessoas lança livro para quem deseja encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional

Com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, Fabio Ribeiro lança livro “A que causa dedicar sua vida” e convida o leitor a refletir e se inspirar para encontrar o verdadeiro sentido para a vida e buscar o desenvolvimento da autoconsciência crítica diante das adversidades

A que causa dedicar a sua vida? Ajudar a encontrar essa resposta é o objetivo do livro do especialista em gestão de pessoas, Fabio Ribeiro, lançado na Livraria Cultura no dia 5 de novembro pela editora Buqui. A publicação é um chamado para a reflexão sobre o que realmente importa na vida e para inspirar as pessoas a ligarem o elo pessoal ao profissional, levantando alguns importantes questionamentos sobre percepções, o ciclo da vida, o que é felicidade e qual o legado que você pode deixar para o mundo.

A ideia para o livro “A que causa dedicar sua vida” surgiu a partir de um projeto em uma empresa multinacional japonesa, onde Fabio atua como executivo de trade marketing. O especialista, que é licenciado pela Sociedade Brasileira de Coaching, identificou que os resultados de sua equipe variavam de acordo com as atitudes de cada profissional e essa observação o levou a uma análise mais profunda para identificar as necessidades pessoais e profissionais de cada um. Fabio criou uma mecânica para incentivar e motivar os funcionários a fim de reter os talentos, que resultou em uma queda considerável no turnover da empresa, um ponto crítico na área de Promoção e Merchandising, de 18% para 2%. Após 10 anos atuando na gestão de pessoas, o autor reuniu toda sua pesquisa em um livro com ideias e técnicas que poderão auxiliar nos caminhos para o sucesso.

Pesquisador das relações interpessoais no ambiente corporativo, Fabio tem como objetivo desmistificar a quebra dos paradigmas colocada pelas frustrações do dia a dia, acreditando que a vida pode ser melhor do que é apenas pela simples decisão individual de tornar o dia mais leve em uma sociedade totalmente agitada e aflita pelos resultados. O livro oferece uma abordagem simples e contextualizada, onde é possível entender os conceitos fundamentais para colocar em prática mudanças de acordo com as próprias experiências, obtendo melhores resultados em diversas áreas e desenvolvimento dos fenômenos emocionais.

“Identificar a causa pela qual se dedicar, fará de suas práticas diárias uma dedicação à parte para chegar aos resultados. A velocidade e complexidade como o mundo está caminhando faz com que todos nós sigamos ininterruptamente um caminho automático: acordamos, levantamos, vamos trabalhar, estudamos e retornamos, e o que aconteceu? Existe uma grande possibilidade de a resposta ser ‘nada de mais’ e, no dia seguinte, seguimos da mesma forma, passando uma semana, um mês e, quando vimos, já se passou a vida por nossos olhos e não fizemos nada demais, nada significativo com nossas vidas. Precisamos fazer a diferença por onde passamos, fazer vale a pena o agora”, comenta o autor.

A obra é interativa e convida o leitor a fazer um plano de ação com atitudes e melhorias para diversos aspectos de sua vida, como saúde, desenvolvimento intelectual, desenvolvimento emocional e projetos profissionais, além de listar quais os verdadeiros propósitos de vida. Outro momento é o Ciclo da Vida, com um círculo representando 12 áreas que poderão ser pontuadas de 0 a 10. Depois pontuar todas elas, é necessário ligar os pontos para ter uma representatividade gráfica do equilíbrio de sua vida. “Reconhecer e alimentar o potencial máximo de cada pessoa dentro de um processo de reconstrução da linha de pensamento tem sido a consideração que me traz energia diária. O livro convida a todos para repensar seus comportamentos e, por alguns instantes, fazerem de seus objetivos a caminhada mais importante e valiosa de suas existências”, explica Fabio.

Sair da versão mobile