Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Pessoas! O maior bem do varejo

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
19 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo

Feito para pessoas, com pessoas, por pessoas… esse é o setor de varejo e consumo! Isso nunca vai mudar. O que mudou bastante foi o peso dado a esse tema na última edição da NRF Retail’s Big Show, um dos mais relevantes eventos de varejo e consumo do mundo, organizado pela National Retail Federation, entidade que fomenta o crescimento do setor de varejo dos Estados Unidos.

Importante ressaltar que esse peso aumentado ocorreu nas palestras dos diversos líderes de empresas varejistas, mas não foi visto na feira do evento. Os três enormes pavilhões da NRF Expo continuam sendo “exclusivamente” dedicados à tecnologia. Robôs que fazem “picking”, ERPs, Big Data, sensores de mapeamento de calor nas lojas, integração digital de canais de vendas, etc. A feira foi fantástica para vermos o avanço da tecnologia para a remodelagem do setor de varejo depois da pandemia de COVID-19.

Temos um novo cenário de consumo. Há 12 anos, escutávamos que o varejo físico perderia espaço significativo para os canais digitais, com perspectiva de desaparecer da mente dos consumidores. O jogo virou durante a edição da NRF 2023.

Diversas palestras demonstraram como o varejo físico é fundamental para o consumidor, mas também ficou claro que ele deverá estar completamente integrado aos canais digitais. Os conceitos de Unified Commerce e Integrated Commerce foram muito explorados ao longo dos três dias do evento.

Foi exatamente nessa unificação de canais de atendimento aos clientes que as pessoas ganharam espaço nas discussões dos novos modelos de negócio dos varejistas. Concluiu-se que a alocação de milhões de dólares em tecnologias ultramodernas sem investimento nas pessoas, que estão fazendo o contato físico e mais emocional da jornada do cliente, pode reduzir significativamente os resultados de vendas e engajamento dos clientes.

Vimos excelentes palestras e visitamos lojas ao longo da última semana, escutando como as marcas estão focadas em atrair pessoas para trabalhar no varejo, desenvolvê-las, oferecer prosperidade na em suas vidas e retê-las para conquistar a lealdade dos clientes.

Minha visão é que temos um novo conceito de “P” para o varejo.

Produto, Ponto, Promoção e Preço são os 4 tradicionais “Ps” do marketing. Agora, temos que explorar o 4º “P”. Os “Ps” tradicionais eram independentes. Os novos “Ps” são unificados e potencializam o poder de conexão com os consumidores.

Os novos “Ps” são:

1. Propósito:  As marcas precisam ter uma razão para existir que deverá estar alinhada com as perspectivas do mercado consumidor.

Hoje, os valores da sociedade estão cada vez mais voltados para a qualidade de vida e proteção de nosso planeta para as futuras gerações. Em um excelente painel da NRF 2023, Richard Dickson, presidente e COO da Mattel, falou sobre o sucesso das marcas. Dickson comentou que um elemento chave é o tratamento individual das marcas liderados por um propósito. Ele ainda cita que é importante que as marcas entendam o valor intrínseco que representam para os consumidores.

2. Pessoas: Uma das palavras mais citadas nos painéis de debate da NRF foi “comunidade”.

Isso demonstra como lideranças das empresas estão focadas em aproximar pessoas e, principalmente, engajar seus times para que sejam verdadeiros promotores da marca. Ficou claro que esse “P” será mais forte quando as empresas tiverem um olhar mais humanizado para seus funcionários.

3. Personalização: Esse é o novo “P” que integra pessoas e tecnologias.

O avanço tecnológico, com foco em conhecer os hábitos e perfis dos indivíduos que se relacionam com as marcas, permite que façamos atendimentos personalizados, valorizando as pessoas que fazem parte da comunidade da marcas. Somos únicos e gostamos de ser reconhecidos por isso.

4. Profissionalismo: Está mais do que na hora de profissionalizar o varejo.

Trabalhar em loja sempre foi visto como emprego para quem não tem formação e não conseguiu um “bom” emprego. Agora é hora de virar o jogo e mostrar que trabalhar no varejo oferece alto potencial de carreira e de prosperidade. Não adianta acreditar que as pessoas se desenvolverão apenas comparecendo à loja. Vimos que as empresas que apresentam maior sucesso no mercado americano são aquelas que possuem programas de desenvolvimento bem estruturados e contínuos. É isso que impulsiona o profissionalismo no atendimento ao cliente nas lojas.

Está pronto para aplicar o 4º “P”? O maior bem que você tem são as pessoas que fazem a sua marca!

Luiz Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Carrefour entra no metaverso e cria NFTs em apoio à proteção das abelhas

Próxima Postagem

Brasileiros adotam novos hábitos e venda de alimentos saudáveis na pandemia chega R$ 100 bilhões

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
alimentos

Brasileiros adotam novos hábitos e venda de alimentos saudáveis na pandemia chega R$ 100 bilhões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.