Em um mundo cada vez mais complexo e tecnologicamente avançado, a ideia de retornar à essencialidade, ao básico, tem ganhado destaque em diversos setores, incluindo o varejo. O movimento não representa um retrocesso, mas uma abordagem estratégica para realinhar os valores fundamentais que sustentam o progresso.
Ao retornar ao básico, as empresas estão redescobrindo a importância da excelência no atendimento ao cliente, do estoque bem gerenciado e da compreensão profunda das necessidades do consumidor. Este movimento não é uma rejeição da inovação, mas sim uma maneira de garantir que a tecnologia e as estratégias avançadas estejam a serviço dos objetivos fundamentais.
Durante a NRF 2024, a MERCADO&CONSUMO entrevistou Elói Assis, diretor executivo de Produtos de Varejo da Totvs, para falar sobre o movimento. Confira na íntegra:
O que é a NRF?
A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.
Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A MERCADO&CONSUMO faz uma cobertura especial do evento e embarca com a delegação da Gouvêa Experience.
Como parte da programação, os executivos contam com dois dias de study tour, reuniões exclusivas, jantares e acesso ao Retail Executive Summit (RES), evento organizado pela Gouvêa Experience, em Nova York, que contará com palestras exclusivas. A principal atração do RES 2024 será Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e empreendedor de varejo nos segmentos de moda, cervejaria, táxi aéreo e cinematográfico.
Imagem: Shutterstock