Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Carta Final do 6º Fórum Lide do Varejo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
19 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Anualmente, o Lide realiza seu Fórum de Varejo, sob coordenação do Lide Comércio.

O evento deste ano, no Hotel Sofitel Jequitimar no Guarujá, neste último fim de semana, reuniu perto de 300 líderes dos diversos setores do varejo, consumo e shopping centers do Brasil e, como é tradição, ao final, foi divulgada a Carta-Legado que consolida as discussões e aprendizados vindos das apresentações feitas.

Eis abaixo o que foi lido e apoiado por todos os participantes do evento.

 

Carta-Legado do 6º Fórum Lide do Varejo

O cenário que envolve os setores de Varejo, Consumo e Shopping Centers é cada vez mais desafiante.

O crescimento da competitividade, global e local, é inerente ao processo de trasferência de maior poder aos omniconsumidores-cidadãos criando desafios e oportunidades em todos os formatos, categorias, canais e negócios do mercado, precipitando migração de poder estratégico entre varejistas, fornecedores de produtos, serviços e soluções e os shopping centers.

Nesse macro-cenário, esses setores se defrontam com as transformações advindas da conjugação dos processos de globalização, digitalização e concentração de negócios, que exponenciam a competitivadade e internalizam no Brasil as transformações estruturais internacionais.

No cenário interno, o encerramento do ciclo recessivo reconfigura a realidade do mercado e do consumo, sinalizando um período de melhor desempenho de vendas, porém, sem que as transformações estruturais que o país demanda tenham sido obtidas.

O Brasil avançou no combate à corrupção, na modernização trabalhista, na limitação  dos gastos públicos, no equilíbro fiscal, porém, está ainda MUITO distante do que deveria nas áreas Tributária, Previdenciária, Burocrática, na Estrutura Política e na Modernização da Gestão das matérias públicas.

Além disso, o crédito às pessoas físicas, concentrado, caro e escasso é um entrave ao maior crescimento da economia pelo aumento do consumo das famílias.

A retomada do consumo é uma evidente melhoria que permitiria, de forma ambiciosa, quase inconsequente, estimar que possamos continuar crescendo nos próximos anos por conta de um cenário externo e interno mais positivo.

Mas estamos muito distantes da visão de um país moderno, competitivo globalmente, mais justo socialmente e com propostas estruturadas e estratégicas de longo prazo.

Não podemos nos deixar envolver por essa situação restrita e pontual, perdendo de vista o cenário de longo prazo e mais amplo.

Já nos iludimos muito na década de 70 com o Milagre Brasileiro ou nos anos 2000 quando do Boom mais recente da economia.

Não podemos nos deixar envolver novamente pela sensação de alívio com a recuperação momentânea do consumo e da economia, pois estamos nos distanciando de uma realidade vivida por economias mais maduras e modernas e nos limitando a sobreviver cada vez mais enclausurados em nossos microcosmos, cercados por pobreza, insegurança e, ainda, corrupção.

E perdendo jovens  talentos, desiludidos com essa realidade, para outros países e realidades.

Apesar de termos setores e negócios empresariais inovadores, ambiciosos em suas propostas, competitivos em âmbito global, líderes em seus segmentos, verdadeiros benchmarks globais, convivemos num cenário injusto, desigual, desestimulante de mais investimentos e empreededorismo, além  de asfixiado em sua capacidade empresarial por todos os fatores conhecidos.

E tudo isso ficou muito claro nas discussõs e debates que tivemos nesta oportunidade.

Quem tem juízo e visão deveria manter-se inconformado com o Brasil que temos e teremos nos próximos anos, caso o setor empresarial não esteja mobilizado para atuar decisivamente na necessária transformação.

No curto prazo, o período eleitoral é o momento certo e fundamental para que o setor empresarial, especialmente o de varejo e consumo, se engaje com as propostas que possam transformar, positiva e estruturalmente, o país.

Não vamos nos desmobilizar e nos conformarmos com as benesses da recuperação de curto prazo. Este é o mais importante alerta.

Estamos muito distantes do sonho possível.

O Brasil exige dos líderes empresariais do setores de varejo, consumo e shoppings center mais responsabilidade, visão, atitude e compromisso com o futuro e esta é a convocação que fazemos neste momento.

Vamos nos mobilizar e integrar esforços para transformar de forma estrutural e definitiva esta realidade.

Temos que acreditar, mas, acima de tudo, temos que agir de forma integrada e ambiciosa pois depende, fundamentalmente,  de nós.

Guarujá, 17 de Março de 2018

Postagem anterior

MundiPagg anuncia integração com Shopify e nova modalidade de checkout

Próxima Postagem

Walmart Brasil lança tabloide digital no Facebook

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Walmart Brasil lança tabloide digital no Facebook

Walmart Brasil lança tabloide digital no Facebook

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.