Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como empreender digitalmente e escalar seu negócio

Erick Custódio de Erick Custódio
19 de maio de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como empreender digitalmente e escalar seu negócio

Quando se é um empreendedor iniciante, tem-se a concepção de que colocar nossos projetos e ideias em prática é a parte mais difícil de se ter um negócio. De fato, precisamos levar em consideração que é uma etapa muito importante, desafiadora e complexa; mais ainda, ela é determinante, já que sem o primeiro passo não há negócio.

Com o passar do tempo, notamos que empreender é mais do que dar os primeiros passos. Está para além única e exclusivamente da força de vontade e requer uma ambição que está arraigada nas almas empreendedoras. Passa-se a notar que a constância não pode fazer parte da vivência de um negócio para todo o sempre. A estagnação é um período conturbado, que, sim, é natural na vida de um empreendimento, mas precisa ser analisado e entendido com cautela e jogo de cintura.

Aí percebe-se, ao mesmo tempo, que o escalonamento de um empreendimento, aliado à percepção de se encontrar o ritmo certo para o crescimento de seu negócio, é uma das etapas mais difíceis de se empreender. E, também, uma das mais recompensadoras quando bem-feitas.

Dados fresquíssimos da Ebit/Nielsen, uma das empresas com a maior e mais confiável metodologia do mercado acerca de marketing digital e e-commerce, nos atestam que em 2020 as compras via internet aumentaram em um ritmo jamais visto. Mas como empreender e escalonar um empreendimento digital? É a pergunta que a pandemia fez surgir.

Não é novidade para ninguém que a quarentena expandiu o mercado online no Brasil. Ao mesmo tempo em que criou empecilhos para encontros reais e nos afastou de familiares e amigos, possibilitou que as pessoas, em especial os empresários e empreendedores que ainda não tinham migrado ao digital – e mesmo aqueles que ainda não tinham aberto seu negócio, apesar da vontade – pudessem entender a dimensão do comércio eletrônico e a necessidade de tê-lo como aliado.

Algumas pessoas ainda têm receio e medo de abrirem o seu próprio negócio e, como já dissemos no início deste texto, é algo natural. Não há padronizações, muito menos mágica. Não podemos acreditar em promessas milagrosas. Empreender digitalmente requer foco e determinação, mas entender e ouvir pessoas que já passaram por isso talvez seja uma boa pedida para conter suas aflições.

Dicas não faltam e charlatões estão por toda parte. Como começar de vez? E como escalar o negócio de maneira fluida?

1- Definição clara de público e de serviço a ser prestado

Não dá pra fazer tudo. Opte por fazer algo bem-feito e com certeza terá menos dor de cabeça. Escolher algo com que se identifica e que tenha certeza de que possa realizar é um caminho perfeito. Seja especialista, e não generalista. Isso marca e define empreendimentos de sucesso e outros que acabam ficando pelo caminho. Optar por um público segmentado é, óbvia e consequentemente, algo necessário também.

2 – Esteja nas redes e mídias

Se você quer ser um empreendedor digital, nada mais justo do que embarcar de cabeça em tudo que ele pode te oferecer. Ter as mídias sociais ativas facilita muitos processos, entre eles a apresentação de marca, o que de fato você faz e vende, além de funcionar como uma verdadeira vitrine para seus possíveis consumidores. Mas, ah, lembre-se: não adianta tê-las para seguir protocolo. Planejamento estratégico de mídia é fundamental.

3- Invista muito em Marketing Digital

Não é novidade para ninguém que o Marketing Digital é a saída e a grande chave para vender na internet. Não dá para fugir das estratégias geradas por especialistas neste ramo. O estudo, aliado à interpretação prática e analítica dos dados, é fundamental para escalar seu negócio. E, portanto, o Marketing Digital precisa estar inserido no seu empreendimento desde a sua concepção. Aliás, como empreender hoje em dia sem ele? Exatamente. Sem chance!

Erick Custódio é CEO e fundador da Agência Somma.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Mercado&Consumo debate como financiar a transformação dos negócios no varejo

Próxima Postagem

PlantPlus Foods mira vegetariano, flexitariano e quem gosta de carne

Erick Custódio

Erick Custódio

Erick Custódio tem 28 anos e é CEO e fundador da Agência Somma. Já trabalhou em outros segmentos até se encontrar no mundo do marketing digital, de onde nunca mais saiu. Sonha em impactar a vida das pessoas tendo o empreendedorismo como principal ferramenta de inspiração.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
PlantPlus Foods mira vegetariano, flexitariano e quem gosta de carne

PlantPlus Foods mira vegetariano, flexitariano e quem gosta de carne

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.