Serviço e personalização – sustentados ou não pela tecnologia – estão em alta na cena gastronômica de Chicago, cidade que sedia, a partir de sábado, 20, a NRA Show 2023. Nesta quinta, 18, a delegação comandada pela Gouvêa Foodservice e pela Mercado&Consumo visitou diversas operações na cidade, num aquecimento para a maior feira de foodservice das Américas.
Uma das lojas visitadas pelo grupo foi uma unidade da Coach, que, apesar de não atuar no setor de foodservice – a empresa de mais de 80 anos é uma casa de moda de luxo especializada em bolsas, malas e acessórios de couro -, mostra, em sua flagship na Magnificent Mile, como acolhimento e customização são fundamentais atualmente para atrair e fidelizar os clientes, especialmente os mais jovens.
Indo em rota oposta àquela traçada por outros varejistas de moda e acessórios, a Coach aposta, com essa unidade, no conceito de loja hiper física, onde o atendimento é feito por “pessoas que amam pessoas”. A ideia, ali, é fazer com o que cliente se sinta como se estivesse chegando em casa. Outro grande destaque é o balcão de personalização, onde o cliente pode criar peças únicas usando monogramas, pingentes, broches e patches.
A delegação comandada pela Gouvêa Foodservice e pela Mercado&Consumo para a NRA Show 2023 também visitou a segunda unidade do Dom’s Kitchen & Market, projeto de Bob Mariano, fundador da rede de supermercado Mariano’s e ex-executivo da Dominick’s. O espaço foi aberto também recentemente na cidade, agora em Old Town. A área da nova loja é 50% maior do que a da primeira, em Lincoln Park, e, em seis meses, já fatura o mesmo que ela.
O Dom’s Kitchen & Market é um misto de supermercado, restaurante e praça de alimentação. A meta é que 40% da receita seja do foodservice e 60%, do mercado. O foco são produtos frescos, feitos com matérias-primas compradas de produtores locais, mas com inspiração global.
Antes mesmo da abertura da segunda unidade, em novembro, a empresa começou a distribuir cafés gratuitamente na vizinhança, estimulando os potenciais clientes a se cadastrarem no seu programa de fidelidade. Quem se cadastrou automaticamente foi para o nível mais elevado do programa, chamado de “Master Chef”, que dá direito a um café grátis por dia. O resultado é uma participação efetiva dos clientes no programa.
Segundo o Chief Digital and Information Officer da Dom’s, o brasileiro Marcio Ribeiro, metade dos inscritos faz compras regularmente e metade dos clientes “Master Chef” pega o benefício na loja três vezes por semana, em média.
Na Panera Bread, o destaque fica por conta da ampla transformação digital pela qual a rede, criada nos anos 1980, passou. A loja visitada pela delegação da Gouvêa Foodservice e da Mercado&Consumo para a NRA Show 2023 é marcada pelo altíssimo fluxo de clientes, e a tecnologia é a base do atendimento rápido e eficiente.
Além do atendimento no salão, a loja funciona praticamente como uma dark kitchen. Grande parte dos pedidos é feita online por meio de aplicativo próprio ou agregadores, para clientes individuais e grupos – o catering é um dos fortes da marca.
A Willis Tower, um dos maiores edifícios dos Estados Unidos, abriga vários escritórios e um dos principais pontos turísticos de Chicago, o Skydeck, com vista panorâmica da cidade. Possui, também, um agradável food hall nos andares mais baixos, onde há operações variadas como Sweetgreen, de saladas, Joe and The Juice, com foco em sucos e outros itens naturais, e Foxtrot, uma loja de conveniência premium.
Fica ali também, a primeira unidade da Tortazo, restaurante de estilo mexicano do chef Rick Bayless. O menu, composto por itens como quesadillas, snacks, sopas e saladas, é elaborado para atrair consumidores que querem comer bem na correria do dia a dia – não por acaso, há outras unidades em locais de grande passagem, como aeroportos e estádios.
O presidente do McDonald’s Brasil, Rogério Barreira, também presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB), fez um balanço do primeiro dia de visitas técnicas da delegação comandada pela Gouvêa Foodservice e pela Mercado&Consumo. Na conversa com Aiana Freitas, ele deu suas impressões sobre o que viu em Chicago e sobre a aplicabilidade das soluções à realidade brasileira. Confira no vídeo abaixo:
NRA Show 2023
A NRA Show 2023 deve receber mais de 60 mil profissionais do setor de foodservice entre os dias 20 e 23 de maio. Das empresas participantes, mais de 800 farão sua estreia no evento – um aumento de 61% em relação ao total de expositores pela primeira vez em 2022 – e mais de 1.300 retornarão.
No espaço de exibição, os participantes vão poder conferir as últimas tendências em alimentos e bebidas até tecnologias emergentes e inovações operacionais que abordará os desafios trabalhistas e aumentará os resultados financeiros.
No domingo, 21, a CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, e o head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab, Eduardo Bueno, ambos colunistas da Mercado&Consumo, vão apresentar o painel “Perspectivas do Foodservice Brasileiro e o que isso pode significar para o resto do mundo”.
Imagens: Aiana Freitas