Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Falta um projeto para a nação

Momentum 1.020

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
19 de junho de 2023
no Artigos, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Falta um projeto para a nação

Sabemos mesmo para onde estamos caminhando como nação? Temos a tendência de olhar as transformações na perspectiva de curto e, quando muito, médio prazo. Mesmo quando se trata das mais complexas, que são as precipitadas pela tecnologia. É quase que um mecanismo de defesa para não sairmos de nossa zona de conforto.

Se olharmos nessa anêmica perspectiva de curto e médio prazos, o cenário está se desenhando como se imaginava.

A economia mostra uma resiliência histórica e traz alguns resultados melhores do que as pessimistas previsões anteriores. Puxado pelo setor agro, o desempenho econômico surpreende: cai o desemprego, a renda real aumenta um pouco, a inadimplência das famílias se estabiliza e tende a reduzir, a inflação cede e mostra que a cautela com as taxas de juros trouxe resultados.

E as elevadas taxas reais tenderão a ser reduzidas num horizonte de curto e médio prazo.  E, por fim, a confiança do consumidor mostra tendência de melhoria.

Para contribuir, as agências de classificação de risco, como S&P e Moody’s, valorizam e reconhecem o trabalho realizado e os resultados dos últimos anos, e não meses, no combate e controle da inflação e na melhoria do cenário econômico.

Permaneceremos, porém, nos anêmicos 1,8% de média anual de crescimento econômico, que caracterizam os últimos 20 anos do Brasil, com pouco ou nenhum avanço na redução da desigualdade social, na melhoria significativa da educação, na redução da pobreza, na melhoria da segurança e outros temas fundamentais.

Não temos um projeto transformador para a nação, apesar do incrível avanço do setor agro e seu destaque global e de algumas empresas nacionais serem líderes mundiais em suas áreas de atividade, como JBS, Inbev, Ewg, Tramontina, Embraer, Natura, Boticário, Gerdau, entre outras. E de termos um dos mais avançados, estruturados e sólidos sistemas financeiros do mundo.

Apesar de tudo isso, não somos capazes de erradicar nossos problemas sociais mais sérios, com avanços relevantes na saúde da população, de elevar a educação média de maneira consistente e oferecer saneamento de forma ampla. Para listar o mínimo do básico.

Apesar de ricos pela abundância de nossos recursos, ideias e capacidade de inovar, somos pobres em nossa competência para disseminar o que poucos conquistaram e têm em comparação com a grande massa que pouco consegue em educação, saúde e oportunidade.

Enquanto setores empresariais privados como o agro e o financeiro, modelos do pensamento estratégico e de resultados em escala global pensam com a lógica do curto, médio e, principalmente, longo prazos, o País e a maioria dos outros setores pensam com a ótica do curto e médio prazos apenas.

Qual é o nosso projeto para a nação nos próximos 50 anos?

Qual o projeto para a transformação estrutural e social que precisa ser feita considerando nossos potenciais, vocações, diferenciais e recursos, ante um mundo em profunda, ampla e relevante transformação geopolítica, econômica, tecnológica e social?

Simplesmente não temos. E assim estamos há pelo menos 40 anos.

E que não se espere de governos movidos pelas ações políticas de curto e médio prazo um pensamento ordenado, integrador e ambicioso para a nação.

Ou pensamos estrategicamente um projeto para o Brasil ou continuaremos a viver dos sobressaltos da política e da economia com visão imediatista, deixando de capitalizar o muito que temos como sociedade, como país e como nação.

Se isso não acontecer, vamos ter que nos conformar em incensar os que conquistam espaço e crescem em âmbito global por sua competência, porém, vivendo e nos isolando cada vez mais em bolhas sociais, ambientais ou espaciais, pois o entorno nos assustará. Ou nos envergonhará.

E continuar esperando um salvador da pátria com o poder mágico de tudo transformar nos levará ao que temos repetido: mais do mesmo e as oportunidades sendo perdidas.

Cremos que o único caminho que possa reverter esse fatalismo existencial seja o setor empresarial, pensando de forma integrada e despojada para se engajar na coordenação, proposição e implantação de um projeto para a nação. Como faz em suas próprias atividades privadas.

Vale refletir. E muito.

Nota: Esses elementos que impactam a transformação do varejo e do consumo serão apresentados e debatidos para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios no Latam Retail Show, tendo como tema central “Back to the Future”, de 19 a 21 de setembro em São Paulo.

 Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

 

Postagem anterior

Petlove, nativa digital, abre primeira loja fora da cidade de São Paulo

Próxima Postagem

Bráz Veloce atende novas ocasiões de consumo e expande marca Bráz além dos salões

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Bráz Veloce atende novas ocasiões de consumo e expande marca Bráz além dos salões

Bráz Veloce atende novas ocasiões de consumo e expande marca Bráz além dos salões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.