Foco no público-alvo e controle de estoque são fundamentais para as vendas de fim de ano

Especialista traz dicas de como otimizar as vendas nos últimos dias do ano, mesmo após fraco desempenho da Black Friday

Passada a Black Friday, muitos empreendedores não conseguiram alcançar as expectativas de vendas previstas. Um levantamento realizado pela Confi.Neotrust mostrou que o desempenho do e-commerce brasileiro na Black Friday 2022 sofreu uma queda de 23% no faturamento quando comparado com o mesmo período no ano passado.

Segundo a pesquisa, um dos fatores que impactaram as vendas foi a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, tendo registrado a maior queda no dia em que a equipe estreou na competição.

Entretanto, a poucos dias para o fim de 2022, os empreendedores não possuem muito tempo para assimilar os aprendizados proporcionados pelo período, afinal, o Natal e o Ano Novo estão aí, e essas datas possuem um grande impacto no varejo com grande potencial de alavancar as vendas e alcançar números satisfatórios no fechamento do ano.

Para alcançar a performance desejada, os empreendedores devem se atentar a alguns pontos que podem fazer a diferença nas vendas. Um aspecto que vale a atenção redobrada é quanto ao estoque, é o que afirma Marcelo Navarini, Diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

“O controle e o conhecimento sobre o estoque pode ditar o caminho para o qual as estratégias de venda serão conduzidas neste final do ano”, comenta o executivo, que reforça a importância de esclarecer para os clientes as condições facilitadas e os descontos que entram em vigor na época.

Consultar dados sobre o mercado também é essencial para as vendas. Por meio de informações obtidas não só no comércio próprio, mas também da concorrência, em anos anteriores, ajudará a entender como determinados setores performaram nesse período e iluminar o caminho para as novas estratégias.

O marketing deve ter um papel importante nessa reta final. Qualquer ação, ou estratégia deve contemplar o público-alvo, portanto, empreendedores devem se atentar às necessidades e desejos demonstrados por seus clientes, além do comportamento de compras, que vem sofrendo mudanças com o passar dos anos. Estratégias que envolvam os sentidos e a emoção do público-alvo possuem mais chances de sucesso.

Estratégias de preço também são eficazes para alcançar bons resultados de vendas em um curto período de tempo. Preços atrativos devem se sobressair e capitalizar resultados com os clientes que vão às compras em busca de presentes de fim de ano para toda a família. “É importante se apropriar da sazonalidade para oferecer não apenas ofertas com tempo limitado e preços mais acessíveis, mas também benefícios atrelados à compra e jornadas de consumo simplificadas”, destaca.

Passado o período das ações de fim de ano, é importante realizar um balanço de como foram os resultados. Pesquisas de satisfação também são formas de ter uma noção do sucesso do período.

Negócios que contam com ferramentas voltadas para o e-commerce tendem a se sobressair, em especial, as que unem as necessidades de gestão com a financeira, como é o caso do Bling. “Nosso objetivo é sempre buscar descomplicar o trabalho dos empreendedores. Com isso, sabemos que muitos deles contam com nosso suporte para conseguir resultados satisfatórios nessa reta final do ano. Por meio da nossa ferramenta, é possível colocar em prática muitas das dicas que compartilhei”, afirma.

Imagem: Shutterstock

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