Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O e-commerce e suas transformações

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

O digital, que já era grande destaque nas discussões envolvendo o varejo, deixou de ser coadjuvante e assumiu de vez o papel principal na busca incessante pela experiência de compra do cliente, da fidelização e da melhora contínua do desempenho do varejo. E não estamos falando somente do e-commerce ou vendas através de telefones móveis ou tablets.

Antes de prosseguir, vale recordar que o varejo digital passou de um canal desacreditado e canibal, por uma nova fonte de receita e, agora, é essencial para conhecer e oferecer aos clientes o conteúdo mais adequado e relevante. Tudo isso em pouco mais de 10 anos, ou seja, a uma velocidade assustadora.

O digital transformou a maneira de se fazer negócios, não apenas por se relacionar através de um canal digital, mas por trazer ao varejo informações e hábitos dos clientes. Com isso, o varejo tem a responsabilidade de conhecer seu cliente individualmente e oferecer a cada um deles tudo de maneira personalizada.

Caberá ao varejista conhecer, entender e oferecer isso em todos os canais em que o cliente se relaciona.

Hoje, a tecnologia está a serviço do varejo.E-commerce, mobile, painéis digitais, provadores virtuais, redes sociais e etc. Mas, afinal de contas, é esse o papel do digital no varejo?

O varejo precisa ter uma maneira única para comunicar, relacionar-se e vender onde, quando e como o cliente quiser, de forma integrada e com a visão do cliente como centro das ações. Esta frase resume, em poucas palavras, como as coisas deverão caminhar. Porém a pouca quantidade de palavras não condiz com o gigante desafio que vem pela frente.

Estamos falando de uma mudança que atinge áreas sensíveis, complexas e burocráticas, que envolvem governança corporativa, tecnologia, treinamento e desenvolvimento.

O papel do digital passa a ser a capacidade de captar, processar entender e entregar ao cliente conteúdo personalizado, promovendo a melhor experiência possível independente do canal ou aparelho. O jogo será

ganho nesse campo. E ter uma operação de comércio eletrônico competente e bem estruturada, é o primeiro passo. O desafio está lançado.

Ricardo Michelazzo ([email protected]), CEO da GS&ECOMM.

Postagem anterior

Choque de realidades

Próxima Postagem

Qual é o melhor método de pesquisa?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda
Artigos

Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda

7 de maio de 2025
Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios
Artigos

Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Qual é o melhor método de pesquisa?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.