Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Com quantas datas promocionais se faz um calendário?

Caio Camargo de Caio Camargo
20 de novembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Estamos nos aproximando de mais uma Black Friday, data que já entrou definitivamente para o calendário nacional do varejo brasileiro. O evento de compras, que começou em 2010 de forma totalmente online, não demorou a ganhar nos anos seguintes as ruas e as lojas físicas, onde até mesmo o pastel de feira e o pãozinho da padaria entraram na onda.

Criticada em seu início, por “dividir” ou até mesmo antecipar as vendas do Natal – o grande momento de compras do ano para a grande maioria do varejo – aos poucos, a Black Friday foi se mantendo e se solidificando como uma das mais importantes no ano.

E se há alguns anos, houve movimentos tentando trazer a data para o mês de setembro, por conta de ser, ao mesmo tempo, um período de vendas mais fracas e um bom momento para trabalhar estoques parados, nesse ano tivemos a iniciativa da Semana do Brasil, que pelos bons resultados, unindo no movimento mais de 4,5 mil empresas e elevando as vendas do período em cerca de 12%, deve ser mantida e ampliada (para mais empresas) em 2020.

A novidade fica por conta do Single’s Day, a famosa “Black Friday Chinesa”, que começa a dar as caras por aqui. A data começou a ganhar ares de “grande evento” por volta de 2011, dado a combinação provocada pela data (11/11/11), e que a partir de 2012, foi registrada pelo Alibaba como marca (Double 11 – duplo 11).

Se nesse ano vimos players como AliExpress (Alibaba) tentando trazer o momento sazonal também para o Brasil, a novidade está por conta de empresas como a B2W, que através da Americanas fez uma forte campanha incluindo mídia televisiva sobre a data. Players como Magazine Luiza e Amazon tiveram movimentos tímidos para a ocasião, talvez ainda colocando o foco sobre a Black Friday que está por vir, que promete, ao menos para esses players, uma guerra acirrada na busca pelos consumidores, mesmo que esse ano deva apresentar um resultado de crescimento menor do que no ano passado, segundo estimativas (4%, contra 9% em 2018).

Se esse ano pode ser considerado o primeiro ano do Single’s Day no Brasil, será que se os resultados se mostrarem satisfatórios, teremos uma adesão maior do varejo no próximo ano? Será que em 2021, seguindo o mesmo ritmo da Black Friday, veremos o Single’s Day também pulverizado para todo o tipo de porte e negócio, incluindo as lojas físicas?

A questão não está somente nos resultados. Mesmo que isoladamente os números se mostrem positivos, há espaço no calendário brasileiro para tantas datas agressivas de descontos em um mesmo semestre?

Eu sempre fui um fiel defensor da “Sensação de Oportunidade Única” e de como essa acaba construindo bons resultados. Mas quando são tantas oportunidades ao mesmo tempo, a chance de serem vistas como “únicas” tende a ser cada vez menor, assim como a possibilidade de uma data começar a canibalizar a outra ser cada vez maior.

Não podemos esquecer que não existe um gancho ou sentido nessas novas datas, a não ser a questão promocional. A Black Friday para os EUA, assim como o Single’s Day na China, têm seus significados na cultura desses países, ao passo que no Brasil é apenas “uma data”.

Cabem tantas datas promocionais no calendário promocional brasileiro? Só o tempo irá dizer.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Experiência do cliente ainda é desafio para as marcas

Próxima Postagem

E-commerce cresce 30%, chegando a R$ 6,2 bilhões de faturamento

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon
E-commerce

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Desapegue do ex: Aramis lança ação de doação de peças de ex-parceiros no Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Aramis troca peças de ex por desconto em produtos

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
E-commerce cresce 30%, chegando a R$ 6,2 bilhões de faturamento

E-commerce cresce 30%, chegando a R$ 6,2 bilhões de faturamento

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

30 de maio de 2025
meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Meliuz fará oferta primária de ações de até R$ 450 milhões para compra de bitcoin

30 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.