Presentes de Natal no prazo? Automação ajuda empresas a garantir chegada

Lojistas precisam garantir a saída e chegada dos presentes de Natal dentro do prazo. Hubs de automação podem ser a solução

O período de Natal e Ano Novo promete uma movimentação bastante intensa no varejo nacional, com um dezembro livre de restrições de contato social e mercado ainda aquecido por conta da Copa do Mundo.

Embora as lojas físicas estejam funcionando normalmente, diferente dos últimos dois anos, a expectativa para o e-commerce continua alta até Natal e fim de ano. Um relatório latino-americano da Retail X destaca que o e-commerce brasileiro obteve este ano o maior crescimento nos países latinos, com alta na receita de US$ 8 bilhões em relação a 2021.

Com relação aos itens mais buscados, dados da All In, em parceria com a Opinion Box, indicam que moda e acessórios estão disparados, representando 49% das buscas, seguido de beleza e cosméticos (33%), brinquedos (30%) e eletrônicos e informática (30%).

“Mesmo com a volta das lojas físicas, o e-commerce ainda possui expectativas otimistas, pois, com as mudanças de hábitos de consumo, os clientes perceberam a praticidade de pedir on-line, adquiriram maior segurança, além de cada vez mais as empresas entregarem pedidos no mesmo dia, o que diminui a ansiedade do consumidor de ter o produto em mãos o quanto antes”, destaca Claudio Dias, CEO da Magis5.

De acordo com estudo mais recente realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) junto à Toluna, o principal canal de compras utilizado pelos consumidores continua sendo os marketplaces, com 85% das pessoas preferindo utilizar essas plataformas.

As redes sociais também têm grande relevância para a jornada de compra, já que cerca de 75% das pessoas utilizam as mídias sociais para buscar algum produto. Porém, de acordo com dados da All In, muitas vendas não são efetivadas porque os canais de comunicação não possuem plataformas de pagamento.

A mudança de hábitos dos consumidores também tem despertado novas estratégias para as empresas. O fato de o cliente comprar online e pegar na loja física, por exemplo, tem feito muitas marcas criarem estratégias multicanais para transformar visitantes em oportunidades de negócio e sair na frente.

“Lojas que possuem canais tanto digitais quanto físicos podem se beneficiar ao unificar seus canais de vendas e aproveitar, por exemplo, pessoas que compram presentes de última hora para o Natal e vão às lojas físicas, já que desejam já sair com o produto em mãos”, revela Claudio.

Entrega em dia

Se a ideia é garantir que as compras de Natal sejam recebidas antes mesmo da comemoração, a logística deve ser eficiente e eficaz. Nesse sentido, a tecnologia tem sido uma aliada para otimizar a gestão e alcançar resultados expressivos, com maior controle dos pedidos, redução de custos e otimização do trabalho em todos os setores.

“Ferramentas como hubs de automação aceleram a expedição de lojistas com poucos cliques para que eles mandem os produtos o quanto antes às transportadoras. Em períodos sazonais como o Natal, onde negócios têm grande demanda, utilizar a tecnologia é garantir menor possibilidade de erros e mais assertividade a um negócio”, finaliza Claudio.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist