Meta é acusada pela União Europeia de violar regras antitruste em anúncios classificados

As regras são a mais recente manobra do bloco para conter o poder das grandes empresas de tecnologia

A União Europeia (UE) acusou a Meta de violar regras antitruste ao distorcer a concorrência nos anúncios classificados online. As regras são a mais recente manobra do bloco para conter o poder das grandes empresas de tecnologia.

Em sua reclamação após uma investigação lançada no ano passado, a comissão executiva da UE questionou a empresa de tecnologia vinculando seu negócio de anúncios classificados online, o Facebook Marketplace, ao Facebook. Também está preocupado que a Meta imponha condições comerciais injustas aos rivais “para seu próprio benefício”.

A Meta contestou as acusações. “As alegações feitas pela Comissão Europeia são infundadas”, disse Tim Lamb, chefe de concorrência da Meta para a Europa, Oriente Médio e África (EMEA, na sigla em inglês), em um comunicado preparado. “Continuaremos a trabalhar com as autoridades reguladoras para demonstrar que a inovação de nossos produtos é pró-consumidor e pró-competitiva.”

A Comissão, principal executora antitruste do bloco de 27 nações, disse que, ao vincular o Marketplace à sua rede social, os usuários do Facebook automaticamente têm acesso ao Marketplace “querendo ou não”, levantando preocupações de que os concorrentes sejam excluídos porque o empate dá ao Marketplace uma vantagem que eles não podem igualar.

As empresas que violarem as regras antitruste da UE podem ser multadas em até 10% de sua receita global anual.

Com informações de Estadão Conteúdo (Associated Press)

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist