fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A nova realidade dos shopping centers no Brasil

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos
0

No período de 2006 a 2013 os shopping centers no Brasil tiveram um crescimento de faturamento de 178,2%, atingindo R$ 60,5 bilhões. Em número de unidades, a expansão foi de 41% e existem hoje 495 shoppings no país com 12,7 milhões de m² de ABL – Área Bruta Locável, em 88 mil estabelecimentos, entre pontos de venda de serviços e produtos. O crescimento do número de pontos de vendas foi de 55,6% no período.

O setor de shopping centers foi um dos que mais se beneficiou do crescimento do consumo nesse período e as projeções de abertura de novos empreendimentos nos próximos anos deverão demandar perto de dez mil novos estabelecimentos para ocupar o espaço que será oferecido.

Esses números refletem apenas os empreendimentos cobertos pelas estatísticas da ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers – e não computam uma quantidade significativa de centros comerciais planejados, que não se enquadram nos critérios da associação mas que, considerados os parâmetros usados no mercado norte-americano, fariam mais do que dobrar esses números.

Estruturalmente ocorreram profundas mudanças com o aumento da presença internacional e o crescimento no setor precipitando alterações organizacionais e empresariais que trouxeram consigo um maior amadurecimento, profissionalização, investimento e incorporação de melhores práticas em todo o setor que deve ser colocado entre aqueles em que o Brasil mais próximo está, quando não supera, o que se faz nos mercados mais desenvolvidos.

Mas o cenário futuro apresenta um amplo espectro de mudanças que criará novas oportunidades e maiores desafios para o setor.

O lançamento simultâneo de empreendimentos em uma mesma região com potencial de consumo em crescimento, mas ainda limitado no momento, fará com que esse potencial seja dividido, criando problemas para a viabilidade de alguns empreendimentos nessas regiões e colocando forte pressão nos operadores de estabelecimentos comerciais.

A forte expansão do e-commerce altera a participação dos canais de vendas de algumas categorias de produtos e serviços, tirando dos shoppings receita que anteriormente serviu de base para os estudos de viabilidade.

O empoderado Neoconsumidor, aquele que é cada vez mais global, digital e multicanal, traz novas expectativas e ansiedades com respeito às lojas e os serviços oferecidos, ampliando a pressão competitiva no mercado, em especial pela comparação de preços e serviços oferecidos, gerando também um novo e mais desafiador cenário.

Multinformado, pelo acesso ampliado aos mais diversos canais de informação, multiestimulado, pela explosão dos meios digitais e analógicos e multiequipado pelo uso cada vez maior da mobilidade, o mercado cria um novo e desafiador cenário para entreter, envolver, vender e satisfazer o consumidor. E é dos shoppings que esses consumidores esperam muito mais.

Se de um lado o aumento da presença de marcas internacionais traz novas alternativas para o mercado, de outro lado internaliza práticas globais no mercado brasileiro que deverão gerar um novo ponto de equilíbrio nas relações entre desenvolvedores e administradores de shoppings e operadores de lojas e serviços.

Para completar o quadro no qual se insere a nova realidade não se pode esquecer os movimentos sociais que têm se espalhado pelo país, fruto da insatisfação da população com o que tem sido oferecido em termos de serviços especialmente públicos em contrapartida aos impostos pagos, que é uma componente nova, também afetando o segmento.

Esse conjunto de elementos que afeta diretamente desenvolvedores e gestores de shoppings e também os operadores de varejo e serviços, criando um cenário de iguais desafios, deveria aproximar todas as partes envolvidas, pensando, planejando, investindo e administrando de uma forma mais integrada o setor, como forma de capitalizar as muitas oportunidades ainda existentes, reduzir os riscos envolvidos e buscar caminhos para que o retorno dos investimentos pudesse ocorrer de forma mais saudável e em menor tempo.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

A demanda dos consumidores que buscam hiperconveniência

Próxima Postagem

A impressionante expansão do Franchising

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Os inconformados mudam o mundo!
Artigos

Os inconformados mudam o mundo!

23 de fevereiro de 2021
Tempo de compartilhar para avançar
Artigos

Tempo de compartilhar para avançar

22 de fevereiro de 2021
Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%
Artigos

Consumo na pandemia: em números

22 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

A impressionante expansão do Franchising

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: