Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Momentum: tudo gravita em torno do Omniconsumidor-Cidadão

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
7 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Existe uma nova ordem na sociedade precipitada pela concentração de poder nas mãos, nos bolsos, na razão e na emoção do Omniconsumidor-Cidadão. E isso transforma tudo. Tão simples assim.

LEIA TAMBÉM: O MIMETISMO DO OMNICONSUMIDOR

Da visão precursora no consumidor-rei, que embasou os conceitos inicias do Marketing, ao estágio atual e futuro do Omniconsumidor-cidadão do mundo, a distância é abissal.

Aquele consumidor-rei do passado se atualizava com a mídia tradicional, com suas limitações no tempo e no espaço. O Omniconsumidor-Cidadão é multi-atualizado pelo digital.

O consumidor-rei do passado era sujeito passivo de processos de comunicação unidirecionais. O Omniconsumidor-Cidadão é sujeito pró-ativo multidirecional e multiplataforma em tempo real. E global.

O consumidor-rei tinha um número relativamente limitado de alternativas de escolhas de produtos, marcas, canais e serviços. O Omniconsumidor-Cidadão tem uma profusão de alternativas de produtos, marcas, canais e serviços que cria permanente – e crescente -, problema do que escolher ante tantas possibilidades.

O consumidor-rei era avaliado em seu comportamento por pesquisas que demandavam tempo para terem seus resultados e análises divulgados e as projeções de comportamento futuro eram possíveis a partir de uma visão realista que o processo de mudança não seria tão intenso nos tempos seguintes. O Omniconsumidor-Cidadão tem seu comportamento e seu pulso medidos em tempo real a partir de todo o instrumental tecno-digital disponível e a previsão de seu comportamento futuro é muito limitada e incerta, pela volatilidade e propensão a mudanças pelo volume e intensidade de estímulos que recebe.

O consumidor-rei manifestava suas opiniões como cidadão, nos temas institucionais e políticos pelas cartas dos leitores na midia, nas manifestações nas entidades ou associações que pertencesse, nas igrejas e, mais relevante, nas eleições. O Consumidor-Cidadão se expressa, compartilha e interage em tempo real sobre os grandes temas locais, nacionais e internacionais, 24x7x52, usando as redes sociais e outros canais. E por texto e imagem e muitos recursos mais.

O consumidor-rei podia ser fidelizado por um conjunto diferenciado de atributos que uma marca, loja ou produto pudesse oferecer por um determinado período de tempo. O Consumidor-Cidadão é, por natureza, infiel, como resultado direto do volume de estímulos e apelos que permanente e intensamente chegam até ele, predispondo-o a cada vez a experimentar mais.

O consumidor-rei nas economias mais maduras, em média, era muito mais jovem, impulsivo e despreendido e focava seu consumo na aquisição de produtos de marcas nacionais e um muito pouco de marcas próprias. O Consumidor-Cidadão das economias mais maduras é mais velho, mais cauteloso e racional, e concentra parcela crescente de seus dispêncios em serviços, especialmente os que envolvem saúde, cuidados pesoais, educação, lazer e entretenimento. E opta pelas marcas próprias quando geram valor e possibilidade de comprar por menos.

O consumidor-rei tinha acesso a produtos e serviços baseado em sua renda e no crédito oferecido pelo varejo e cartões. O Consumidor-Cidadão tem uma amplitude muito maior de alternativas, oferecidas pelo Sistema Financeiro, Varejo, Fintechs e Cartões de Crédito, especialmente em economias mais maduras e desenvolvidas.

Este seja talvez um dos aspectos onde temos clara diferenciação do cenário brasileiro em relação ao ambiente global, que pode ser claramente medida no fato de que o crédito a pessoas físicas no Brasil representa apenas 24% do PIB, enquanto em outros mercados tomados como referência, oscila entre 50 e 95% do PIB.

É infinito o elenco possível de comparação entre comportamentos, atitudes e, principalmente, poder, entre o consumidor-rei do passado e o Omniconsumidor-Cidadão do presente e do futuro.

Talvez o mais relevante seja constatar que todo esse processo de transformação se acelera cada vez mais e que não basta simplesmente atualizar estratégias, práticas e modelos de atuação. É preciso antecipar movimentos para estar à frente do mercado, de forma ousadamente disruptiva, porém equilibrando de forma virtuosa, ousadia, cautela e poder de realização, antes que os concorrentes o façam.

 

NOTA. No Latam Retail Show, que acontece de 29 a 31 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, especial atenção será dedicada às transformações no mercado, especialmente aquelas que envolvem o Omniconsumidor-Cidadão, para os setores de varejo, atacado, shoppings centers, franquias, e-commerce e food service, no cenário redesenhado do Novo Ciclo que o Brasil estará vivenciando, com amplas discussões envolvendo o posicionamento do setor empresarial nas mudanças estruturais do País.

Postagem anterior

O que os brasileiros estão pesquisando para o Dia dos Pais

Próxima Postagem

Foodporn: ação da Heinz no Instagram permite ao consumidor comer posts irresistíveis

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Foodporn: ação da Heinz no Instagram permite ao consumidor comer posts irresistíveis

Foodporn: ação da Heinz no Instagram permite ao consumidor comer posts irresistíveis

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.