fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a revolução digital no varejo e consumo poderá afetar a evolução das cidades

Caio Camargo de Caio Camargo
10 de outubro de 2018
no Artigos, Destaque do dia
0
Como a revolução digital no varejo e consumo poderá afetar a evolução das cidades

A história das cidades está intimamente ligada à história do comércio. Desde as primeiras civilizações, o centro da cidade, e, principalmente, sua área comercial, sempre foi o grande representante cultural e social da cidade, um coração pulsante das atividades de compra e venda de produtos e serviços, criando um volume incrível de pessoas entre idas e vindas, que aumentaram com o tempo, à medida que as cidades (e seus centros comerciais) se tornavam maiores e mais importantes.

Se, em outros tempos, as áreas mais próximas aos centros da cidade poderiam ser as mais valiosas, no último século, com o avanço das cidades em termos de tecnologias e oportunidades, e fatores como o caos urbano, stress e trânsito, acabaram por fazer surgir os centros “secundários”, mais próximos das zonas residenciais, que, por vezes exclusivas, se tornavam ainda mais valiosas. O sonho de morar e trabalhar de maneira mais próxima traria efeitos ruins ao centro.

O comércio ainda passaria por outras ondas, como a expansão dos shoppings nas últimas décadas, que também causaram impactos em cidades de menor porte, onde grandes redes e marcas migraram das ruas e avenidas para esse tipo de estabelecimento buscando oferecer mais conforto aos seus clientes, e até mesmo, mais segurança.

Muitas cidades de grande porte buscam hoje alternativas à revitalização dos centros, buscando agregar questões como serviços ou espaços culturais, de olho em impulsionar ou atrair novos “moradores”. Sem pessoas, o comércio não sobrevive.

E se não bastasse isso, os centros começam a sentir, assim como toda a cadeia de varejo, o impacto da revolução digital.

Aparentemente, o muro do nosso concorrente, hoje se tornou literalmente a Muralha da China.

Foi de Jack Ma, da Alibaba, há alguns dias a frase: “Dentro de 12 anos, mais de 85% do comércio internacional será feito via e-commerce e o “made on the internet” deverá se impor em vez da etiqueta de “made in China” ou “made in Brasil”. Em trinta anos, apenas 1% do comércio global será offline, fora da internet.”

Para quem acredita que essa é um cenário longe da realidade, basta dar uma volta em qualquer centro comercial onde antes se caracterizava a venda de eletrônicos e afins. A grande maioria hoje vende apenas acessórios para celulares ou outros tipos de acessórios para tecnologia. O consumidor hoje já compra da China, EUA e outros países, através de players como Amazon, Ali Express, entre outros.

Se o varejo está aos poucos e à duras penas se adaptando a nova realidade, a cidade parece ainda estática em meio a tudo isso. No contexto das smart cities, muito se debate sobre novas tecnologias ou o novo papel da mobilidade e do trabalho, mas pouco se discutiu até hoje sobre o impacto que a realidade cada vez mais próxima irá causar no modelo de cidade como vemos hoje.

É fato que, por exemplo, as pessoas podem cada vez mais trabalhar em qualquer lugar, de acordo com sua conveniência, ou necessidade. Será que com a menor necessidade de se morar próximo ao local de trabalho, a verticalização da cidade ainda se fará necessária?

Com lojas onde a presença física, embora importante, se torne algo secundário, além de serviços que podem ser contratados de maneira cada vez mais prática e menos burocrática, onde o digital substitui o papel e não se faz mais quase necessário ir a algum local para obter algum serviço, qual será o papel do centro?

São diversas as questões que poderão mudar a maneira como vemos e usamos hoje a cidade. Será que depois do apocalipse do varejo veremos o verdadeiro apocalipse das cidades como hoje conhecemos?

Haverá centro?

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Netshoes readequa logística e centro de distribuição de São Paulo

Próxima Postagem

Carrefour adota blockchain para monitorar produtos frescos

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é diretor comercial da Linx, uma das maiores empresas de tecnologia do País. Com mais de 20 milhões de leitores e dezenas de milhares de seguidores nas principais redes sociais, é uma das principais referências do mercado quando se trata de vender mais e melhor. É autor do livro "Arroz, Feijão & Varejo", um dos mais vendidos livros sobre o varejo brasileiro desde seu lançamento.

Relacionada Posts

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Próxima Postagem
Carrefour adota blockchain para monitorar produtos frescos

Carrefour adota blockchain para monitorar produtos frescos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: