fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo Remix

Alexandre van Beeck de Alexandre van Beeck
30 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
0
Varejo Remix

De maneira definitiva, os hábitos de compra adquiridos no mundo digital impactam diretamente nas expectativas que temos nas relações de consumo nas lojas físicas. Combinar os dois mundos não é tarefa fácil e exige uma boa dose de análise da maturidade do negócio, seus sistemas, controles e processos.

De modo cada vez mais rápido, encontramos soluções digitais para problemas que até então só poderíamos resolver no mundo físico. Isso acontece nas nossas rotinas como também quando analisamos o mundo dos negócios, especialmente no varejo.

Os recursos digitais permitem um reconhecimento do consumidor e a criação de uma oferta personalizada superior a qualquer estrutura física. Assim como os dados coletados nas relações virtuais (Big Data), permitem acesso a informações, produtos e suporte para soluções mais rápidas e eficientes.

A facilidade em ter o produto disponível a qualquer momento na internet exige que a loja física tenha um sortimento mais otimizado e por outro lado, ter o produto como recompensa instantânea é extremamente valorizado pelo cliente do “varejo real”. Aquelas operações que já integram os canais, utilizam a “cauda longa” para não perder a oportunidade mesmo que esteja sem estoque na loja.

A busca no Google nos permite encontrar facilmente o produto que procuramos. Esse mindset não muda quando um cliente entra em um amplo supermercado ou loja de departamento. A partir do conhecimento e análise das preferências de consumo, a loja deve otimizar a visita do cliente, seja com um visual merchandising eficiente, com a disposição dos setores da loja ou na proatividade de sua equipe de vendas. De preferência, munidos de informação coletadas no digital.

Outro hábito que adquirimos no digital e não abrimos mão no mundo físico é a facilidade de pagamento. “Pagar com um click“ passa a ser uma oferta obrigatória nas relações comercias das lojas, abrindo uma oportunidade imensa para as soluções de meios de pagamento, self check out, mobile payment, totens de autoatendimento ou soluções com QR Codes que permitem a agilidade que o cliente espera.

A conveniência é uma característica imbatível do mundo digital. Na busca por soluções mais práticas e próximas do cliente, o varejo e a indústria se transformam. Seja pensando em novos formatos de loja mais próximas da necessidade de consumo, seja na especialização da oferta mais adequada ou nas novas soluções logísticas que estão sendo desenvolvidas. Esta é uma oportunidade clara de reinventar o papel da loja física.

Aliás, a indústria começa a amadurecer o contato direto com seus consumidores, na busca por uma conveniência de acesso a seus produtos, sem que o cliente saia de casa. O crescimento das DNVBs (Digitally Native Vertical Brands) é a resposta mais evidente deste movimento.

No entanto, nem tudo é só clicks&bites. A loja física ainda tem suas fortalezas na experiência de compra que o ambiente e o atendimento diferenciado permitem. Cada vez mais, surgem soluções digitais para serem aplicadas dentro das lojas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e automação. Porém, o relacionamento pessoal ainda é muito valorizado pelo consumidor. O desafio passa a ser como selecionar, treinar e capacitar as equipes de loja para traduzir adequadamente a experiência planejada. O desenvolvimento de processos e soluções apoiam a operação da loja.

O varejo tem se transformado rapidamente e o desafio de crescer com rentabilidade e escala é uma realidade nos nossas rotinas. O negócio não é mais só físico ou só digital, é remixado, com tudo junto e misturado, agora e em qualquer lugar, criando novas oportunidades de consumo.

O consumidor continuará a mudar e evoluir, cabendo aos gestores a capacidade de transformar seus negócios e se manterem relevantes para o consumidor.

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Eletrodomésticos e produtos de moda predominam entre as compras de Black Friday

Próxima Postagem

GrandVision by Fototica inaugura centro de experiência para usuários de lentes de contato

Alexandre van Beeck

Alexandre van Beeck

Alexandre van Beeck é sócio-diretor da GS&Consult, empresa de consultoria com foco em varejo, relações de consumo, marketing e canais de distribuição do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Relacionada Posts

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil
Destaque do dia

Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Coca-Cola Brasil chegam a acordo

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
GrandVision by Fototica inaugura centro de experiência para usuários de lentes de contato

GrandVision by Fototica inaugura centro de experiência para usuários de lentes de contato

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: