fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Lucro Líquido da Iguatemi cresce 20,7% em 2019

Redação de Redação
20 de fevereiro de 2020
no Malls, Notícias, Shopping Centers, Varejo
0
Iguatemi Shopping

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A., com participação em 14 shopping centers, dois premium outlets e três torres comerciais, encerrou o ano com bons resultados operacionais, o que reforça sua resiliência e comprometimento com o mercado. A companhia teve lucro líquido de R$ 314,3 milhões, um avanço de 20,7% sobre o ano de 2018.

Os esforços de atualização do mix de lojas também levaram a Iguatemi a alcançar uma margem EBITDA de 84,3%, chegando a R$ 635,8 milhões, um avanço de 13,8%, o que excluindo a receita auferida com a venda de ativos levou a um EBITDA de R$ 575,1 milhões e margem de 76,2%, dentro do guidance estabelecido para 2019.

Mesmo considerando que o país enfrentou grandes desafios nos últimos 12 meses, a rede de shoppings registrou aumento de 3,8% em vendas totais, atingindo R$ 14,2 bilhões em 2019. O indicador passa para um avanço de 6,9%, excluindo os ativos vendidos ao longo do ano da base de cálculo. “A reciclagem do portfólio, apesar de impactar o resultado no curto prazo, foi determinante para garantirmos ativos mais coeso e alinhado com nossa estratégia”, conta Cristina Betts, CFO da companhia.

Em 2019, as vendas mesmas áreas (SAS) cresceram 6,1% e o desempenho das vendas mesmas lojas (SSS) apresentou aumento de 4,8% em comparação com o ano anterior. Os aluguéis mesmas áreas (SAR) e os aluguéis mesmas lojas (SSR) cresceram 5,7% e 7,3%, respectivamente, no ano contra ano.

A linha de receita líquida chegou a R$ 754,3 milhões, um avanço de 4,5% no comparativo anual, que ao retirarmos o efeito da saída do Iguatemi Florianópolis e Iguatemi Caxias do Sul, cresceu 5,1% versus 2018.

“A entrega destes números e de mais um guidance, especialmente em um ano com um cenário macroeconômico e político desafiador, reforça nosso foco em resultados e demonstra a capacidade de planejamento e execução da Iguatemi”, completa Betts.

O ano foi marcado pelo lançamento do Iguatemi 365, marketplace da rede, além da valorização de 35% na liquidez média das ações da companhia. O exercício do direito de preferência para aquisição de 20% do Praia de Belas e 15% do Shopping Center Esplanada, somado a compra de participação indireta de 6,58% no Iguatemi Porto Alegre, na torre Iguatemi Business anexa ao shopping e a aquisição de 47% da Maiojama Partipações S/A, foram movimentos importantes que tiveram impacto positivo no negócio em 2019.

Neste sentido, com o objetivo de rentabilizar potenciais construtivos de cada empreendimento, desenvolver o entorno dos shoppings e garantir um fluxo qualificado para os mesmos, o ano anterior ainda registrou a venda fracionada de terreno para construção de uma torre residencial no Iguatemi Esplanada e outra no Iguatemi São José do Rio Preto.

Segundo com a leitura de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls, as vendas totais nos shoppings Iguatemi cresceram 3,8%, bem menos do que os 5,4% de aumento alcançados pelos lojistas da Multiplan, outra rede que já divulgou seus resultados do ano.

“Outro dado preocupante no balanço do Grupo Iguatemi é sua taxa de ocupação de 93%, menor do que a média nacional de 2019 divulgada pela ABRASCE, que ficou em 95,3% e bem abaixo da taxa de ocupação da Multiplan que chegou a excelentes 98%. Mesmo assim, o lucro líquido do Grupo Iguatemi cresceu mais de 20%, passando de 314 milhões, que é um bom resultado. Outro ponto positivo é a busca pelo equilíbrio no portfólio, com a venda de participações no Iguatemi Florianópolis e Iguatemi Caxias“, explica o especialista.

Balanço 4T19

A Iguatemi encerrou o quarto trimestre de 2019 com resultados positivos, marcado pelo início de um novo momento do negócio com o lançamento do Iguatemi 365, que coloca a companhia na posição de um dos principais players omnichannel do setor.

“A integração do Iguatemi 365 com o novo Iguatemi One, por exemplo, irá nos ajudar a melhorar nosso entendimento sobre o comportamento de consumo dos nossos clientes no ambiente físico e digital, permitindo a entrega de uma proposta de valor adequada a cada perfil de consumo”, conta Cristina. A plataforma já atende todo o Estado de São Paulo e irá aumentar a oferta de marcas e expandir sua atuação para todo o Brasil.

No dia 31 de dezembro de 2019, a rede fechou seu lucro líquido em R$ 111,8 milhões, 40% superior ao 4T18 e o Ebitda atingiu R$ 200,2 milhões, um aumento de 25,9%, que levou a uma margem de 94,8%.

O portfólio apresentou crescimento de 0,7% de vendas totais em comparação ao mesmo período de 2018, para R$ 4,3 bilhões, que excluindo os ativos vendidos no período do cálculo, aumentou 8% sobre o quarto trimestre do último ano.

A companhia atingiu uma receita bruta de R$ 241,0 milhões no 4T19, um avanço de 4,6% versus 4T18. O processo de redução dos descontos iniciado em 2018, apesar de ter se mostrado mais desafiador do que o esperado, contribuiu para um crescimento da Receita Líquida, que chegou a R$ 211,2 milhões nos quatro últimos meses do ano, 5,4% acima do mesmo período em 2018.

Reflexo da inflação do período e da maturação de operações que abriram suas portas nos trimestres anteriores, a companhia registrou um avanço de 4,6 % em aluguéis mesmas áreas (SAR) e 5,2 % em aluguéis mesmas lojas (SSR), em relação aos mesmos meses do ano anterior. As vendas mesmas áreas (SAS) cresceram 7,4% e o desempenho das vendas mesmas lojas (SSS) foi de 5,7% no 4T19.

O resultado também foi impulsionado pela dedicação da rede na captura de marcas qualificadas para compor o mix e maturação de ativos como o Iguatemi São José do Rio Preto. “Concentramos grande parte dos nossos esforços ao longo do ano em entregar ao consumidor um mix de lojas diferenciado e só no 4T19, inauguramos 131 novas operações”, completa a executiva.

Considerando o resultado dos ativos a 100%, a receita de aluguel apresentou um crescimento de 1,7%, atingindo R$ 326 milhões no quarto trimestre de 2019, alta de 4,1% em relação ao 4T18. Por outro lado, a receita de estacionamento, chegou a R$ 68,3 milhões, queda de 1,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Ao excluir os shoppings cujas participações foram vendidas, os indicadores apresentam, respectivamente, um aumento de 7,0% e de 2,8% no trimestre.

A ocupação média do portfólio no período foi de 94,0%, 0,6 ponto percentual abaixo do 4T18, com uma melhora significativa versus os 92,4% apresentados no 3T19.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: cenárioconsumidorconsumoEbitdaguidanceIguatemilojasmacroeconômicomarketplaceoperaçãooutletsrederesultadoshopping centervenda
Postagem anterior

As transformações das lojas de departamento americanas

Próxima Postagem

ÍCONES by Chocobot da Nestlé chega a Brasília

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Notícias

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping
Notícias

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Próxima Postagem
chocobot nestle

ÍCONES by Chocobot da Nestlé chega a Brasília

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: