A Lojas Renner desenvolveu uma solução que utiliza Big Data e Inteligência Artificial para levar uma seleção de produtos aos seus consumidores. O piloto surgiu em 2019 na Youcom, marca de moda jovem da companhia, com o projeto Youcom na Sua Casa. Atualmente, 83% das lojas da marca atuam com o modelo.
A curadoria é feita por meio de uma ferramenta que analisa a jornada do cliente e identifica o tipo de peça que ele normalmente procura. Antes de serem enviados para a casa das clientes, os produtos passam por uma avaliação das vendedoras e gerentes. Quem aceita receber a mala em casa pode ficar até três dias com os produtos e realizar uma escolha mais assertiva.
“Na Youcom, o ticket médio do projeto é superior ao de outros canais de venda. Além disso, desde a implementação do Youcom na Sua Casa, houve conversão praticamente total das malas enviadas”, comenta o diretor da Youcom, Claudio Barone.
Inspiradas nos resultados obtidos pela Youcom, outras marcas da companhia estão implementando a modalidade. A Ashua está investindo neste serviço desde o ano passado. Batizado de Fashion Delivery, o projeto já chegou aos municípios de São Paulo (SP), Porto Alegre e Caxias do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Na Renner, o projeto está em fase de estruturação e deve começar a operar em breve.
Protocolo de segurança
O envio das malas segue um protocolo de segurança contra a Covid-19. Antes de serem enviadas, as peças passam por um vapor quente e toda a manipulação é feita por um colaborador com as mãos devidamente limpas e utilizando máscara. Dentro da mala também é enviado um frasco de álcool em gel e um direcionamento com instruções de segurança e forma de pagamento.
Ao decidir pela compra, o consumidor indica por WhatsApp quais são as peças e recebe um link de pagamento. Quando as peças retornam para a loja, são novamente vaporizadas e ficam em descanso por dois dias antes de retornarem às araras.
Imagem: Divulgação