Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que as empresas do setor de material de construção estão fazendo para manter altos índices de vendas?

Investimento no desenvolvimento de pessoas e na inovação do negócio se mostram a melhor alternativa para o crescimento das vendas

Roberta Andrade de Roberta Andrade
15 de julho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O que as empresas do setor de material de construção estão fazendo para manter altos índices de vendas?

O ano de 2020 encerrou com perspectivas positivas para o setor de material de construção, enquanto 2021 chegou cheio de incertezas, conforme apontado em publicação pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção). Enquanto o crescimento em 2020 foi de 11%, a expectativa para 2021 é de que o setor cresça entre 1% a 5%, considerando um crescimento do PIB de 3,5%. De acordo com pesquisa realizada pelo FGV-Ibre, o principal motivo para a queda no Índice de Confiança da Construção (ICST) está relacionado ao aumento dos preços, que limita a margem de lucro dos varejistas e demais empresas conectadas ao setor, embora a demanda por produtos e serviços continue em alta. Além disso, os varejistas ainda precisam rever seus processos de atendimento e se adequar às normas exigidas pela Vigilância Sanitária.

E o que os varejistas estão fazendo para focar no crescimento das suas lojas? Eles estão investindo no desenvolvimento de suas lideranças e demais profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente. Desta forma, tornam o negócio mais inteligente e estratégico e conseguem encontrar formas atrativas de criar um bom relacionamento com o cliente ao oferecer opções aos produtos mais escassos, mitigando o problema de falta de matéria-prima, enfrentado em todo o mercado.

A projeção de crescimento nas vendas para 2021 dos associados da Febramat (Federação Brasileira de Redes Associativas de Materiais de Construção) é de 39,5%. Em reportagem publicada aqui no portal Mercado&Consumo, o presidente da Febramat, Paulo Roberto dos Santos Machado, afirma que para alcançar esse resultado eles mantêm o foco na gestão profissional das lojas associadas.

Essa também é a premissa da Agroboi. A rede de material de construção, com sete lojas em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), realizou, em parceria com a Friedman, um programa de desenvolvimento dos líderes, e o senso de responsabilidade e atitude dos gestores já é notado pela diretoria. “Estão todos se movimento com o objetivo de gerar novas mudanças. Sempre acreditamos que as pessoas fazem toda a diferença dentro de uma empresa. Em tempos de dificuldade como esse que atravessamos desde o início da pandemia, fortalecer e dar novos instrumentos aos nossos gestores foi uma de nossas prioridades. Mantivemos eles ainda mais próximos e em sintonia com a direção a fim de alinharmos e direcionarmos melhor nossos planos de ação”, declarou Mariana Barreiros Amaral Gurgel, diretora administrativa-financeira da Agroboi.

Apesar de os pequenos varejistas serem os mais afetados, iniciativas como essa permitem que empresas dos mais variados portes melhorem seus resultados com os recursos disponíveis e que aproveitem de forma apropriada as ondas de crescimento do setor, como as experimentadas nos últimos meses de abril e maio, proporcionando estabilidade nas vendas.

Mariana também destacou o fato de que o padrão de consumo no segmento de material de construção mudou muito nos últimos anos. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua casa, o que impulsionou inclusive o movimento DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), que coloca o consumidor em ação para transformar os seus ambientes. Esse movimento ganha cada vez mais força, principalmente quando se trata de decoração e pequenos reparos, aumentando o movimento das seções de bricolagem e outras áreas correlatas. Consequentemente, aumentam as vendas de ferramentas, utensílios e demais itens que proporcionam o desenvolvimento dessas soluções feitas em casa. A pandemia trouxe um novo olhar para os lares, despertando a importância de cuidar do lugar onde vivemos, o que deve se manter como uma forte tendência.

“Acreditamos que o principal legado do programa desenvolvido com a Friedman seja o entendimento do senso de responsabilidade como um todo. Se é problema de um, é problema de todos. Não basta ficar aguardando solução, é preciso se antecipar aos problemas. É preciso estar à frente, é preciso pensar fora da casinha. Buscar soluções não é tarefa apenas da empresa, é tarefa da liderança”, complementou Mariana.

Empresas precisam de pessoas com capacidade de transformação! Empresas inovadoras têm investido em treinamento com o objetivo de formar equipes mais inovadoras, ativas na condução dos negócios e financeiramente responsáveis em suas empresas. E você? Quais processos de formação e transformação está proporcionando na sua empresa para estimular inovação e impulsionar seus resultados?

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Havan prevê abertura de 10 novas megalojas pelo País ainda em 2021

Próxima Postagem

Eventos híbridos & virtuais: superando os 7 desafios

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Eventos híbridos & virtuais: superando os 7 desafios

Eventos híbridos & virtuais: superando os 7 desafios

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.