Nubank é eleito melhor banco da América Latina pela Euromoney

Empresa também conquistou a categoria de "melhor banco digital" da região

O Nubank é o melhor banco da América Latina, segundo o prêmio Euromoney’s Awards for Excellence, divulgado pela revista britânica Euromoney e referente a 2021. Além do prêmio principal, a marca também conquistou a categoria de “melhor banco digital da América Latina”.

O Euromoney’s Awards for Excellence é um prêmio oferecido pela publicação britânica desde 1992, sendo considerada a principal premiação para a indústria bancária global. Neste ano, o número de inscritos para as categorias regionais e de países foi recorde.

Com operações no Brasil, México e Colômbia, o Nubank é hoje o maior banco digital independente do mundo e tem mais de 40 milhões de clientes. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da corretora digital Easynvest, uma das primeiras corretoras a oferecer acesso online à Bolsa no Brasil, que possui mais de 1,6 milhão de clientes e R$ 26 bilhões de ativos sob custódia.

Ao longo dos sete anos de história, a empresa levantou mais de US$ 2 bilhões com alguns dos investidores de tecnologia mais conhecidos do mundo, como Berkshire Hathaway, do megainvestidor bilionário Warren Buffett, Sequoia, DST, Tencent, Tiger, Kaszek, Founders Fund, Dragoneer, TCV, Redpoint, Ribbit, GIC, Whale Rock, Invesco, QED e Capital Group.

O Nubank também foi apontado em 2021 pela revista Time como uma das 100 empresas mais influentes do mundo e pela CNBC como uma das mais disruptivas em seu negócio. O banco digital ainda foi apontado pela revista Forbes como o melhor banco do Brasil – e um dos melhores do mundo – por três anos seguidos, em 2019, 2020 e 2021. Também foi reconhecido pela revista Fast Company como a empresa mais inovadora da América Latina e o “challenger bank” mais valioso pela CB Insights.

Clientes sem produto bancário

Uma pesquisa divulgada pelo próprio Nubank mostra que empresa inseriu cerca de 3,8 milhões de pessoas no sistema bancário, o que representa cerca de 11% dos clientes. Ainda de acordo com a pesquisa, 67% dos entrevistados, ou aproximadamente de 23,4 milhões de pessoas, afirmam que economizaram dinheiro com a ajuda de seus serviços.

Durante os oito anos de história do Nubank no mercado brasileiro, o nível de educação financeira cresceu: a porcentagem de clientes que avaliam suas habilidades financeiras como “altas” ou “muito altas” desde que se tornaram clientes Nubank aumentou de 15% para 36%; considerando o número da base quando a pesquisa foi realizada, são 12,6 milhões de pessoas.

O planejamento financeiro também teve mudanças positivas e, atualmente, 95% dos clientes têm metas financeiras; antes, esse número era de apenas 62%. Já 67% dos clientes confirmam que ganharam mais independência financeira usando os produtos do Nubank.

“A principal missão do Nubank é justamente combater as complexidades do sistema para devolver o controle financeiro de volta às pessoas. E o estudo mostra que temos tido sucesso em fazer isso, ajudando a melhorar a vida das pessoas com nossos serviços. E também demonstra que oferecer funcionalidades práticas e transparentes realmente transforma o dia a dia dos clientes”, afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

A transparência no relacionamento com o cliente faz a diferença: 80% acreditam que podem superar um desafio financeiro inesperado graças ao crédito ou à conta do Nubank. Outros 77% acreditam que o Nubank terá um impacto positivo geral na saúde financeira dos brasileiros.

A pesquisa mostrou ainda que, entre as mulheres, o impacto social é ainda maior. Desde que se tornaram clientes do Nubank, o número de clientes com controle alto ou muito alto sobre suas vidas financeiras cresceu 24%.

Pesquisa também ouviu PJs

A pesquisa também ouviu clientes PJ do banco digital e 70% deles afirmam que os serviços afetaram positivamente seus negócios. Para esse público, que sentiu na pele a importância de se digitalizar nos últimos anos, em especial durante a pandemia, a maior vantagem de ser cliente da fintech é a facilidade de receber pagamentos de seus clientes.

Entre os PJs entrevistados, 85% afirmaram ainda que conseguiram manter suas finanças sob controle nos últimos 12 meses, a despeito de todos os desafios impostos pela Covid-19. 59% acreditam que conseguiram superar desafios graças ao relacionamento com o banco digital.

A pesquisa foi encomendada pelo Nubank e conduzida pela BSD Consulting, com cerca de 5.000 clientes pessoas física e jurídica no início de 2021, quando o Nubank registrou 35 milhões de clientes.

Imagem: Bigstock

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