Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Com pandemia, ótica será mais de 10% da receita da Chilli Beans

Com a reabertura das lojas, procura por óculos de grau chegou a 50%. Tíquete médio é 26% maior

Redação de Redação
10 de agosto de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Com pandemia, ótica será mais de 10% da receita da Chilli Beans

Em 2019, o empresário Caito Maia abriu a primeira ótica da Chilli Beans dedicada apenas aos óculos de grau, depois de 24 anos atuando principalmente com modelos para sol. No início da pandemia, a nova empreitada contabilizava sete pontos de venda.

A crise, porém, impulsionou o segmento, e 83 novas unidades foram abertas desde então. O crescimento foi na contramão do varejo, que eliminou 75,2 mil estabelecimentos em 2020, e a expectativa é de que a ótica fature R$ 75 milhões este ano. A Chilli Beans, como um todo, tem receita de R$ 600 milhões.

O investimento na expansão para a categoria de grau já era um plano, mas foi potencializado e antecipado pela mudança de comportamento dos clientes. Isoladas em casa, as pessoas passam mais tempo em frente às telas, seja para trabalho, estudo ou lazer.

Os resultados foram o aumento dos problemas de visão e a consequente necessidade de usar lentes corretivas. “Antes da pandemia, 20% das vendas eram de óculos de grau. Quando as lojas começaram a reabrir, teve um fenômeno e chegamos a 50% das vendas”, diz Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Para ampliar a aposta nos óculos de grau, uma loja conceito da Ótica Chilli Beans foi inaugurada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Uma das vantagens do novo segmento, de acordo com a empresa, é o tíquete médio das compras – de R$ 892, ante R$ 292 no modelo tradicional da marca.

Além disso, a companhia também tem atraído um novo público, de acordo com Maia. Ele afirma que 84% dos clientes da ótica nunca haviam comprado na Chilli Beans. A ideia é de que, no ano que vem, seja criado um laboratório próprio que produza lentes para toda a rede – hoje, o trabalho é terceirizado.

Migração para o novo produto

Segundo o fundador da Chilli Beans, 83% dos franqueados têm intenção de trabalhar com o novo produto e há prioridade para quem já é da casa. A previsão é de que a Óticas Chilli Beans esteja em todos os Estados brasileiros até o fim do ano, com a criação de quiosques que também marcam a operação tradicional. A prioridade nas aberturas será dada aos atuais parceiros da rede.

Questionado se faz sentido ter quiosques para venda de óculos de grau, que é uma escolha mais demorada e detalhada, Maia afirma ser “totalmente viável”. Uma pesquisa com os consumidores da marca mostrou que eles necessitam se sentar para fechar a venda, e esse será o diferencial. “A pessoa vai poder ficar em volta do quiosque, escolhendo, depois leva para uma mesa, com privacidade, e escolhe a lente”, explica.

Para o empresário, é esse tipo de experiência que faz valer a pena o investimento, mesmo depois do fim da pandemia acabar. O valor agregado é o que conta no varejo físico. “A gente está crescendo este ano 50% em comparação com o ano passado; em julho, crescemos 15% em relação a 2019 (antes dos efeitos da pandemia).”

Olho nas sinergias

Na visão de David Kallás, professor de estratégia e coordenador dos cursos de pós-graduação da escola de negócios Insper, a diversificação de produtos costuma funcionar para itens análogos. É o que está fazendo a Chilli Beans no momento, ao aproveitar uma clara sinergia com seu produto tradicional. “A partir de determinado momento em que está consolidado, vale a pena ver outros produtos relacionados”, afirma Kallas.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Petz vê lucro líquido crescer 109% no período de um ano

Próxima Postagem

O Boticário e KondZilla fazem parceira para lançar linha de produtos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz
Economia

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos
Indústria

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos
Economia

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo
Notícias

Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

22 de maio de 2025
Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário
Economia

Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

22 de maio de 2025
Câmara aprova reajuste de 9% para servidores em 2025, com impacto de R$ 17,9 bilhões
Economia

Câmara aprova reajuste de 9% para servidores em 2025, com impacto de R$ 17,9 bilhões

22 de maio de 2025
Maior fundo de pensão do Canadá tem 47% de portfólio nos EUA e computa perda na AL com Brasil
Economia

Maior fundo de pensão do Canadá tem 47% de portfólio nos EUA e computa perda na AL com Brasil

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
O Boticário faz parceria com Kondzilla para lançamento de produto

O Boticário e KondZilla fazem parceira para lançar linha de produtos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

22 de maio de 2025
Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.