Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Com pandemia, ótica será mais de 10% da receita da Chilli Beans

Com a reabertura das lojas, procura por óculos de grau chegou a 50%. Tíquete médio é 26% maior

Redação de Redação
10 de agosto de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Com pandemia, ótica será mais de 10% da receita da Chilli Beans

Em 2019, o empresário Caito Maia abriu a primeira ótica da Chilli Beans dedicada apenas aos óculos de grau, depois de 24 anos atuando principalmente com modelos para sol. No início da pandemia, a nova empreitada contabilizava sete pontos de venda.

A crise, porém, impulsionou o segmento, e 83 novas unidades foram abertas desde então. O crescimento foi na contramão do varejo, que eliminou 75,2 mil estabelecimentos em 2020, e a expectativa é de que a ótica fature R$ 75 milhões este ano. A Chilli Beans, como um todo, tem receita de R$ 600 milhões.

O investimento na expansão para a categoria de grau já era um plano, mas foi potencializado e antecipado pela mudança de comportamento dos clientes. Isoladas em casa, as pessoas passam mais tempo em frente às telas, seja para trabalho, estudo ou lazer.

Os resultados foram o aumento dos problemas de visão e a consequente necessidade de usar lentes corretivas. “Antes da pandemia, 20% das vendas eram de óculos de grau. Quando as lojas começaram a reabrir, teve um fenômeno e chegamos a 50% das vendas”, diz Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Para ampliar a aposta nos óculos de grau, uma loja conceito da Ótica Chilli Beans foi inaugurada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Uma das vantagens do novo segmento, de acordo com a empresa, é o tíquete médio das compras – de R$ 892, ante R$ 292 no modelo tradicional da marca.

Além disso, a companhia também tem atraído um novo público, de acordo com Maia. Ele afirma que 84% dos clientes da ótica nunca haviam comprado na Chilli Beans. A ideia é de que, no ano que vem, seja criado um laboratório próprio que produza lentes para toda a rede – hoje, o trabalho é terceirizado.

Migração para o novo produto

Segundo o fundador da Chilli Beans, 83% dos franqueados têm intenção de trabalhar com o novo produto e há prioridade para quem já é da casa. A previsão é de que a Óticas Chilli Beans esteja em todos os Estados brasileiros até o fim do ano, com a criação de quiosques que também marcam a operação tradicional. A prioridade nas aberturas será dada aos atuais parceiros da rede.

Questionado se faz sentido ter quiosques para venda de óculos de grau, que é uma escolha mais demorada e detalhada, Maia afirma ser “totalmente viável”. Uma pesquisa com os consumidores da marca mostrou que eles necessitam se sentar para fechar a venda, e esse será o diferencial. “A pessoa vai poder ficar em volta do quiosque, escolhendo, depois leva para uma mesa, com privacidade, e escolhe a lente”, explica.

Para o empresário, é esse tipo de experiência que faz valer a pena o investimento, mesmo depois do fim da pandemia acabar. O valor agregado é o que conta no varejo físico. “A gente está crescendo este ano 50% em comparação com o ano passado; em julho, crescemos 15% em relação a 2019 (antes dos efeitos da pandemia).”

Olho nas sinergias

Na visão de David Kallás, professor de estratégia e coordenador dos cursos de pós-graduação da escola de negócios Insper, a diversificação de produtos costuma funcionar para itens análogos. É o que está fazendo a Chilli Beans no momento, ao aproveitar uma clara sinergia com seu produto tradicional. “A partir de determinado momento em que está consolidado, vale a pena ver outros produtos relacionados”, afirma Kallas.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Petz vê lucro líquido crescer 109% no período de um ano

Próxima Postagem

O Boticário e KondZilla fazem parceira para lançar linha de produtos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa
Economia

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Destaque do dia

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista
Notícias

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil
Economia

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital
Notícias

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda
Marcas

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
O Boticário faz parceria com Kondzilla para lançamento de produto

O Boticário e KondZilla fazem parceira para lançar linha de produtos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.