Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Liderança precisa estar capacitada para engajar time na retomada do setor hoteleiro

Desafio foi debatido em webinar realizado pela Mercado&Consumo e pelo FOHB

Aiana Freitas de Aiana Freitas
27 de agosto de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Em momentos de complexidade e adversidade, como os que o setor hoteleiro tem passado em meio à pandemia de covid-19, os valores da empresa devem ser “colocados na mesa”. Isso passa segurança aos colaboradores – mesmo àqueles que veem colegas sendo desligados ou se sentem, eles mesmos, sujeitos a um afastamento.

“Há poucas coisas mais desengajadoras do que perceber que, nessa hora, todos os valores declarados não estão mais presentes”, diz o consultor Rogério Cher. Ele foi um dos participantes do webinar “Engajamento de corpo e alma: a turbulência mostra quem é o líder”, promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) em parceria com a Mercado&Consumo, a quinta etapa de uma série de seis eventos que tratam das perspectivas do setor hoteleiro no País.

Destacar os valores e propósitos da Accor foi, de fato, uma das formas de encarar a crise, diz o VP de Talento e Cultura da rede, Fernando Viriato. “A gente procurou fazer com que a liderança tivesse proximidade com as equipes, preocupando-se com as pessoas como indivíduos. Isso nos ajudou desde o começo da pandemia até hoje. Voltamos ao básico, que é ouvir as pessoas atentamente.”

A VP de Pessoas, Finanças e Jurídico na Atlantica Hotels, Flavia Buiati, destaca que as empresas que atuam no setor hoteleiro têm como propósito cuidar de pessoas – hóspedes, colaboradores e investidores. E, na pandemia, esse propósito foi colocado à prova. “Foi um momento desafiador para nós exercitarmos nosso propósito de cuidar. Precisamos olhar não só para trabalho que precisava ser feito, mas como as pessoas se sentiam naquele momento”, relata.

As medidas tomadas pelas duas empresas foram várias. A Accor deu pacotes de benefícios para colaboradores que foram desligados ou tiveram redução salarial. A Atlantica aumentou a transparência nas comunicações. Para muita gente, relata Cher, as lives feitas pelos presidentes das empresas foram muito valiosas – e esse é um hábito que deveria permanecer.

Passada o que se espera que tenha sido a fase pior da pandemia, os executivos se veem diante de novos desafios. Para Fernando Viriato, essa pode ser uma oportunidade de trazer de volta quem foi desligado na crise. Para Flavia Buiati, é preciso investir na capacitação dos líderes para que eles consigam engajar os times.

“Essa grande confusão nos trouxe um ganho de aprendizagem. A crise trouxe um álibi para a liderança decidir, tomar decisões corajosas”, diz Rogério Cher.

Outros encontros 

O primeiro webinar da Trilha do Conhecimento promovida pela Mercado&Consumo e pelo FOHB, “A oferta cresce, mas e a demanda? Oportunidades e desafios dos hotéis no Brasil“, foi realizado no mês de abril, e contou com a participação do sócio-diretor da HotelInvest, Pedro Cypriano, que apresentou as conclusões da 15ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira, realizado pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

No segundo, “Bleisure, nomadismo virtual e viagens-revanche: você está preparado para o turismo pós-vacina?“, em maio, o foco foi o novo comportamento do viajante de lazer e de negócios e o impacto no setor hoteleiro. As tendências foram detalhadas por Carol Haro, fundadora e sócia-diretora da Mapie.

O terceiro, cujo tema foi “Superapp e social commerce: quais suas armas contra a guerra tarifária?“, foi realizado em junho. Executivos de Rappi Travel e da P2D falaram das inovações digitais para atrair público e otimizar inúmeros serviços de distribuição de viagens no setor.

No quarto, executivos de multinacionais contaram o que tem ocorrido fora do Brasil e deve ser tendência também aqui na retomada das viagens. O webinar “Portas abertas: a realidade por trás da bola de cristal – A hotelaria internacional na retomada” contou com a participação de Fernando Bacalá, diretor de Vendas no Hilton SP Morumbi, Ronaldo Linares, Latin America Travel Manager da Accenture, e Vinicius Luiz, Head Latam Travel da Unilever.

Os encontros completos podem ser conferidos no canal do FOHB no YouTube e um resumo dos principais momentos pode ser acompanhado nos canais de podcast da Mercado&Consumo.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Banco Inter anuncia aquisição da fintech Usend e inicia atividades nos EUA

Próxima Postagem

Open Banking: Banco Central adia implementação da terceira fase

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancáriosSistema bancário mostra resiliência em todos cenários adversos simulados, diz BC

Open Banking: Banco Central adia implementação da terceira fase

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.