fbpx

Regulador da Irlanda multa WhatsApp por compartilhar dados com Facebook

Decisão é resultado de uma investigação iniciada em dezembro de 2018

A Comissão de Proteção de Dados (DPC) da Irlanda aplicou uma multa de 225 milhões de euros ao WhatsApp, acusado de ter violado a legislação europeia ao não informar aos usuários quais informações pessoais seriam compartilhadas com o Facebook, dono do aplicativo. Segundo o regulador, a decisão é resultado de uma investigação iniciada em dezembro de 2018, em que ficou definido que a plataforma de mensagens desconsiderou as obrigações de transparência previstas na lei europeia.

O regulador ordenou que a plataforma ajuste suas políticas de privacidade e como ela se comunica com os usuários, de modo que esteja em conformidade com a lei de privacidade da Europa. Como resultado, o WhatsApp pode ter que expandir sua política de privacidade, que alguns usuários e empresas já criticaram por ser muito longa e complexa.

“O WhatsApp tem o compromisso de fornecer um serviço seguro e privado. Trabalhamos para garantir que as informações que fornecemos sejam transparentes e abrangentes e continuaremos a fazê-lo. Discordamos da decisão de hoje em relação à transparência que proporcionamos às pessoas em 2018 e as penalidades são totalmente desproporcionais”, disse um porta-voz à CNBC.

A penalidade marca mais um capítulo do cerco de autoridades da União Europeia contra práticas de compartilhamento de dados de gigantes do setor de tecnologia. Em julho, a Amazon foi alvo de uma multa de 746 milhões de euros em um caso semelhante ao do WhatsApp.

Com informações de Estadão Conteúdo e CNBC

Imagem: BigStock

 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: