Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SERVIÇOS
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • ABASTECIMENTO
    • FOODSERVICE
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
    • INDÚSTRIA
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SERVIÇOS
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • ABASTECIMENTO
    • FOODSERVICE
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
    • INDÚSTRIA
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Complexo multiuso promete quebra de paradigma no mercado de shopping centers

À beira do Guaíba, em Porto Alegre, compexo Pontal integra um gigantesco projeto de reurbanização da orla

Redação de Redação
9 de setembro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 6 minutos

Previsto para ser inaugurado em outubro de 2022, o complexo multiuso Pontal promete quebrar paradigmas no universo do consumo B2B e ajudar a consolidar no Brasil um novo modelo de shopping center, mais verde, com mais mobilidade e conexão com o entorno.

Localizado à beira do rio Guaíba, em uma das áreas mais emblemáticas de Porto Alegre, o empreendimento integra um gigantesco projeto de reurbanização da orla. O complexo será circundado pelo Parque Pontal, que terá mais de 28 mil m² de área verde e oferecerá espaço público com estrutura de lazer gratuita para contemplar o famoso pôr do sol do Guaíba.

Além da interação com o entorno, o projeto de 114 mil m² de área construída tem como diferencial um moderno conceito multifuncional, incluindo 166 lojas, restaurantes, praça de alimentação e cinemas de última geração.

O complexo multiuso contará com uma torre de mais de 20 andares com consultórios, salas comerciais, além de um hotel e um centro de eventos de última geração, com vista panorâmica para o Guaíba. Os serviços são complementados por um centro médico conectado a um hospital e por um píer que receberá embarcações de turismo e passeio, permitindo que os visitantes também cheguem ao empreendimento por água.

Para saber mais detalhes sobre o complexo multiuso, o portal Mercado & Consumo conversou com Angelo Boff, diretor corporativo da SVB, empresa que idealizou o projeto.

O complexo fica na orla do Guaíba, bem próximo à Fundação Iberê Camargo. Como foi o processo de definição do local onde o complexo será construído e de que forma as atrações já presentes na região podem beneficiar o empreendimento e seus consumidores?

Quando arrematamos a área em um leilão, o projeto era outro. Mas com o passar dos anos, o tempo foi muito favorável à evolução de nosso produto, principalmente em termos de localização. O Pontal está localizado na única área privada na beira do Guaíba. Trata-se de um dos terrenos mais emblemáticos da cidade, chegando a ser fruto de uma consulta popular no passado para definir sua vocação. Com a revitalização de toda orla, a cidade inteira se voltou para o rio, e o Pontal ganhou ainda maior destaque. Graças a sua localização privilegiada em uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre, a av. Padre Cacique, unindo a zona norte e a zona sul da cidade e na mão certa de quem volta do trabalho para casa (mão direita sentido centro-bairro), ele é o único shopping realmente integrado à natureza, com uma vista espetacular e totalmente alinhado aos novos conceitos do varejo.

Muito tem sido debatido sobre a interação dos shoppings do futuro com seu entorno. De que formas o complexo vai colocar essa interação em prática?

O conceito de localização ideal de um shopping center se expandiu. Hoje em dia, não basta termos um empreendimento em um local de alto fluxo e fácil acesso. É necessário que os shoppings do futuro enxerguem além de suas paredes, integrando-se com o seu entorno através de uma vista privilegiada ou de uma arquitetura que permita essa permeabilidade e integração com a natureza. Isso porque é dessa forma que exprimimos o verdadeiro significado da palavra “experiência”, tão almejada no varejo físico. Foi pensando nisso que nosso empreendimento foi criado, buscando posicionar-se como uma solução para o varejo físico e para o futuro dos shoppings centers. O Pontal é um life center completamente integrado ao seu entorno, com paredes translúcidas e uma arquitetura que permite a integração com o ambiente externo, conectando as lojas térreas ao parque e os restaurantes ao rio.

Qual o papel do complexo multiuso na estratégia de revitalização urbana da orla do Guaíba?

O complexo multiuso nasce com uma estratégia de geração de fluxo constante desde a inauguração do empreendimento. São diversos geradores de fluxo, pensando em toda sinergia, praticidade e experiência do usuário, proporcionando movimento constante de clientes em todas as horas do dia graças à vocação das diferentes operações. O Pontal é um marco para a cidade, pois complementa a revitalização de toda orla do Guaíba, conectando os demais trechos a uma operação de alto padrão em uma das melhores localizações da cidade. Graças a suas operações diferenciadas, tende a ser o ponto de encontro do porto-alegrense, tendo um papel fundamental para colocar Porto Alegre na rota turística do País. Prova disso é que teremos o Show das Águas, uma atração internacional de fontes luminosas similar a do Bellagio, em Las Vegas, que tende a ser o cartão postal da cidade.

Em termos de experiência de compra inovadora, quais as principais novidades e destaques do projeto? A Leroy Merlin, por exemplo, está apostando em diferenciais nesse sentido?

O Pontal Shopping possui160 lojas distribuídas em 27 mil m² de ABL, com um conceito totalmente inovador. Trata-se do primeiro life center do Sul do país, ou seja, um shopping center mais aberto, verde, acolhedor, integrado à natureza, com mais operações de lazer, saúde, gastronomia e entretenimento, perfeito para um período de pós-pandemia. O Pontal Shopping apresenta quatro zonas inéditas que o diferenciam:o Boulevard Central (uma área com cobertura translúcida que atravessa o shopping de ponta a ponta), o Rooftop (terraço com vista para o Guaíba repleto de atrações gastronômicas), o Open Mall (lojas térreas com acesso tanto pelo parque como pelo shopping) e o Market Hall (um mercado de 2 mil m² com operações independentes, inéditas e exclusivas). Nossa proposta de valor é ser um palco para que as grandes marcas se conectem com seus clientes através da experiência. Por isso, a tendência é que grande parte das operações sejam lojas conceito (flagships), com experiências de compra que nenhum e-commerce substitui. A própria Leroy Merlin é um exemplo disso, pois promete ser a sua loja mais moderna e inovadora da América Latina.

O local terá um enorme estacionamento. Mas houve preocupação em facilitar o acesso dos consumidores via transporte público?

Sem dúvida. O Pontal, desde sua concepção, já nasce com o conceito ESG (sigla para os empreendimentos com responsabilidade ambiental, social e de governança). A acessibilidade é um pilar importantíssimo de nosso empreendimento, tanto em relação a veículos particulares quanto públicos. Um exemplo disso é que o Pontal terá, em um de seus píeres, um terminal hidroviário do Catamarã, embarcação náutica de transporte público de passageiros que conecta o centro da cidade à zona sul de Porto Alegre e também à cidade de Guaíba. Estamos fazendo inúmeras obras para facilitar o trânsito sentido centro-bairro, com ciclovias, alargamento de pistas e acesso direto das linhas de ônibus ao empreendimento.

Como foi o processo de definição dos serviços que serão oferecidos no complexo?

O complexo multiuso Pontal oferecerá um mix diversificado de produtos e serviços, desde operações tradicionais dos shoppings centers até inovações que estarão presentes em nosso empreendimento. Uma delas é o hub da saúde, um complexo de lojas e consultórios voltados para a área médica que estarão ancorados a uma operação do Hospital Moinhos de Vento, o segundo melhor hospital do País. Teremos também uma torre comercial com 237 escritórios e um hotel double tree by Hilton, consolidando ainda mais o potencial turístico que nosso empreendimento possui por estar localizado em uma das áreas mais belas da cidade, às margens do rio Guaíba. Também teremos serviços voltados à área náutica, graças à nossa localização privilegiada e nosso píer de 150 metros que avança sobre o rio, que promete ser um ponto de encontro das embarcações de passeio e turismo de Porto Alegre. Nossas escolhas foram fundamentadas por inúmeras pesquisas de mercados com os maiores especialistas do setor, equilibrando perfeitamente o nosso tenant-mix com as carências do mercado.

Quando está prevista a inauguração? A pandemia da covid-19 afetou de alguma forma o cronograma?

A inauguração do Pontal Shopping está prevista para outubro de 2022. Mas até lá, nosso parque de 29 mil m² que circunda o empreendimento já estará aberto ao público para contemplarmos uma das vistas mais espetaculares de Porto Alegre, o pôr do sol do Guaíba. Quando o shopping abrir, o hotel, o centro de eventos, os escritórios e a grande loja da Leroy Merlin já estarão operando, garantindo assim um fluxo constante desde o início do shopping. Quanto à pandemia, tivemos algumas paralisações relativas aos decretos que, somadas, atrasaram as obras em aproximadamente quatro meses. Mas, por outro lado, acreditamos que a pandemia reforçou ainda mais nossos diferenciais competitivos, acelerando a demanda dos clientes por um produto com nossas características.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Pesquisa mostra que 77% dos brasileiros estão frustrados com suas marcas favoritas

Próxima Postagem

Marisa lança plataforma de serviços financeiros em live conduzida pela atriz Dira Paes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Flávio Rocha: "Elites e classe empresarial amadureceram do ponto de vista social e ambiental"
Destaque do dia

Flávio Rocha, dono da Riachuelo, diz que escala 6×1 vai elevar preços e gerar inflação

23 de maio de 2026
Bob's expande operação além do fast food e ampila presença nos supermercados
Supermercados

Bob’s expande operação além do fast food e ampila presença nos supermercados

23 de maio de 2026
Cinemark terá ingressos a partir de R$ 12 durante todo o mês de setembro em São Paulo
Serviços

Cinemark abre venda de vouchers com ingressos a partir de R$ 20

23 de maio de 2026
Com combos a R$ 26, Méqui Fest abre temporada de descontos no aplicativo
Foodservice

Com combos a R$ 26, Méqui Fest abre temporada de descontos no aplicativo

23 de maio de 2026
Pague Menos tem nova diretora de AME e PBM; confira outras mudanças
Gestão

Pague Menos tem nova diretora de AME e PBM; confira outras mudanças

23 de maio de 2026
Qualicorp anuncia Eduardo Oliveira como novo CEO
Gestão

Qualicorp anuncia Eduardo Oliveira como novo CEO; Maurício Lopes presidirá o conselho

22 de maio de 2026
GPA vende participação na Stix para a RD Saúde por R$ 23 milhões e encerra joint venture
Varejo

GPA vende participação na Stix para a RD Saúde por R$ 23 milhões e encerra joint venture

22 de maio de 2026
Avon Care Radiância e Luminosidade traz tecnologia com niacinamida e chá-verde para controle da oleosidade, hidratação de 48 horas e uniformização do tom de pele
Produtos

Avon lança linha de cuidados faciais para peles pretas e pardas

22 de maio de 2026
Próxima Postagem
Marisa lança plataforma de serviços financeiros em live conduzida pela atriz Dira Paes

Marisa lança plataforma de serviços financeiros em live conduzida pela atriz Dira Paes

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Flávio Rocha: "Elites e classe empresarial amadureceram do ponto de vista social e ambiental"

Flávio Rocha, dono da Riachuelo, diz que escala 6×1 vai elevar preços e gerar inflação

23 de maio de 2026
Bob's expande operação além do fast food e ampila presença nos supermercados

Bob’s expande operação além do fast food e ampila presença nos supermercados

23 de maio de 2026
Cinemark terá ingressos a partir de R$ 12 durante todo o mês de setembro em São Paulo

Cinemark abre venda de vouchers com ingressos a partir de R$ 20

23 de maio de 2026
Com combos a R$ 26, Méqui Fest abre temporada de descontos no aplicativo

Com combos a R$ 26, Méqui Fest abre temporada de descontos no aplicativo

23 de maio de 2026
Pague Menos tem nova diretora de AME e PBM; confira outras mudanças

Pague Menos tem nova diretora de AME e PBM; confira outras mudanças

23 de maio de 2026
Qualicorp anuncia Eduardo Oliveira como novo CEO

Qualicorp anuncia Eduardo Oliveira como novo CEO; Maurício Lopes presidirá o conselho

22 de maio de 2026

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

“A Mercado&Consumo possui parceria com o Grupo UOL, que utiliza "cookies" essenciais e outras tecnologias semelhantes para a coleta e processamento de dados, os quais são feitos nos termos da política de privacidade do Grupo UOL.”