fbpx

Procon-SP estuda suspender a plataforma Facily por aumento nas reclamações

Em outubro, a empresa atingiu o número de mais de 59 mil reclamações em um único mês

Com um aumento recorde no número de reclamações sobre a plataforma de compras coletivas Facily, a Fundação Procon de São Paulo decidiu multar e analisar mais a fundo o caso da empresa. Os números de reclamações registradas têm disparado nos últimos meses na fundação.

Ao longo de todo o ano de 2020, o Procon-SP só havia registrado 25 reclamações sobre a empresa. Só no mês de janeiro deste ano foram registradas 21 reclamações, o equivalente a 84% do total de 2020.

Nos meses seguintes, a Facily seguiu apresentando crescimento na quantidade de reclamações. Em outubro, foram mais de 59 mil reclamações. Foi uma alta recorde, na casa dos 283.000%.

“A Facily é recordista absoluta no Procon-SP. Nunca um fornecedor no período de seis meses teve um aumento tão expressivo nas reclamações”, destacou Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.

Ele também cita que a empresa já foi multada e que a entidade estuda tomar outras medidas. “Estamos estudando aplicar uma medida mais extrema prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, que é a suspensão da plataforma”, comenta Capez.

Principais reclamações

O Facily é um aplicativo de social commerce que permite que oferece aos consumidores a possibilidade de comprar produtos em grupo. A promessa é de uma oferta de hortifrúti, eletrônicos, bebidas e alimentos, entre outros produtos, a baixo custo.

As principais reclamações dos consumidores são sobre entregas feitas com atraso ou não realizadas. Alguns clientes chegam a relatar a entrega de itens já vencidos ou estragados. Os consumidores também destacam que, em casos de pedidos de reembolso, os valores não são ressarcidos.

Por conta das ofertas, a Facily conseguiu atrair um grande número de interessados em fazer as compras por meio de sua plataforma. Fernando Capez comenta que a recomendação, de acordo com o Procon-SP, é sempre ficar atento com promoções muito vantajosas. “Valores muito abaixo do mercado podem sem ser indícios de problemas”, finaliza Capez.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: