Esta quinta-feira, 11 de novembro, é o dia mais importante do ano para o Alibaba. O Festival 11.11, realizado pelo gigante chinês, movimenta bilhões de dólares no mundo todo – na edição do ano passado, um só dia, o grupo vendeu US$ 74,1 bilhões, montante que todo o e-commerce brasileiro demora de quatro a cinco meses para movimentar. E a aposta no mercado brasileiro é alta, como afirma Yan Di, country manager do AliExpress no Brasil: “São 12 anos da jornada do AliExpress no Brasil. Estamos virando o maior player de compras internacionais do País.”
Em meio à correria da data, o executivo fez uma participação especial, nesta manhã, do “Singles’ Day Experience 360º – Entenda o maior evento de promoção de vendas do mundo”, realizado pela Gouvêa Ecosystem e pela Gouvêa Desk China com apoio da empresa de tecnologia Vtex.
Neste ano, pela primeira vez, vendedores brasileiros também estão oferecendo seus produtos para consumidores de todo o País, beneficiando-se do tráfego e dos usuários que o Alibaba detém no Brasil. Yan Di prevê que a data vai ganhar cada vez mais importância por aqui, assim como o próprio marketplace.
“O futuro dos ecossistemas de negócios liderados pelos varejistas vai ser cada vez mais impactante. Vamos ver um crescimento cada vez maior nas categorias de eletrônicos, moda e varejo online. Mas, para que isso aconteça, os varejistas precisam fortalecer a presença local, estabelecer um controle melhor dos processos de logística e caprichar, sempre, em produtos e serviços inovadores.”
O executivo chama atenção, ainda, para o crescimento geral do comércio cross-border. “Todo mundo vai fazer negócios coma China e o resto do mundo. Mais de 900 mil fabricantes e distribuidores do mundo todo aderiram ao Singles’ Day do Alibaba neste ano. Entre eles, estão grandes marcas, além de sellers locais.
Imersão no 11.11
A Gouvêa Ecosystem e a Gouvêa China Desk promovem nesta quinta-feira uma imersão no Singles’ Day, que, além do Alibaba, movimenta também outros grandes varejistas na China.
Além do country manager do AliExpress no Brasil, o evento, destinado a executivos do varejo brasileiro e realizado em um hotel na zona sul de São Paulo, conta com a participação de nomes como In Hsieh, sócio da Gouvêa China Desk, Daniel Lau, diretor-executivo do China Desk para a América Latina, e Jeffrey Towson, head of Equity Research da Asia Tech Strategy e professor visitante da China Europe.
A apresentação é de Marcos Gouvêa de Souza, CEO da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo, e de Eduardo Eduardo Yamashita, CEO da Gouvêa Ecosystem.
Com a colaboração de Fábio Rego Barros
Imagens: Divulgação