Diante do aumento preocupante nas queixas no Procon, com mais de 150 mil registros até outubro, o Facily firmou um termo de compromisso e responsabilizou-se por indenizar os consumidores dentro do prazo de cinco dias úteis.
De acordo com o termo de compomisso assinado, a empresa deverá diminuir o número de reclamações em 80% e criar um fundo de R$ 250 milhões destinados à reparação de danos ao consumidor e ao aperfeiçoamento e melhoria de seu SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
“Com esse acordo, a Facily se compromete a atuar de acordo com as indicações do Procon-SP e a cumprir a legislação”, afirma Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.
Penalidade
O termo de compromisso prevê que, a cada reclamação registrada no Procon-SP e não resolvida, a Facily terá que arcar com a doação de R$ 1 mil ao Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania – fundo destinado a implementar ações voltadas à defesa do consumidor.
“O reconhecimento da empresa de que errou, gerou transtornos aos consumidores e de que irá efetivamente resolver a situação nos motivou a recebê-los. Mas a Facily deverá cumprir todos os pontos estabelecidos no acordo, caso contrário, iremos aplicar a multa prevista pelo Código de Defesa do Consumidor que chega a mais de R$ 10 milhões”, avisa Capez.
Os consumidores têm reclamado que o aplicativo – que promete bons descontos nas compras de itens de alimentação, higiene, limpeza etc. – atrasa ou não entrega os produtos, não reembolsa os valores após as reclamações e até mesmo entrega itens estragados ou já vencidos.
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