Itália multa Amazon em 1,13 bi de euros por abuso de domínio do comércio online

Para autoridade de concorrência italiana, empresa prejudica seus concorrentes em logística de comércio eletrônico

A autoridade de concorrência italiana informou, nesta quinta-feira, que impôs uma multa de mais de 1,13 bilhão de euros (US$ 1,28 bilhão) à Amazon.com por abuso de domínio do mercado, dizendo que a empresa de comércio eletrônico tem “domínio absoluto” no campo e que prejudicou seus concorrentes em logística de comércio eletrônico.

A autoridade, conhecida como AGCM, disse que as subsidiárias europeias e italianas da Amazon minaram a capacidade dos concorrentes de vender seus produtos online ao vincular o uso do serviço de logística da Amazon pelos vendedores a ofertas destinadas a obter mais visibilidade online, como o Amazon Prime.

“Ao fazer isso, a Amazon prejudicou operadores logísticos de comércio eletrônico concorrentes, impedindo-os de se proporem a vendedores online como fornecedores. Essas condutas ampliaram a lacuna entre o poder da Amazon e a concorrência também no negócio de entrega de pedidos”, diz o comunicado.

Os mercados concorrentes também foram prejudicados, pois os vendedores que usam a logística da Amazon são desencorajados a vender seus produtos em outras plataformas, disse o regulador.

Em um comunicado, a Amazon cita que o FBA “é um serviço totalmente opcional” e que pretende apelar da decisão, chamando a multa e as penalidades propostos de “injustificados e desproporcionais”.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).

Imagem: ShutterStock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: