Americanas aprova simplificação da estrutura societária e unificação das ações na B3

Proposta destrava valor aos acionistas e estimula engajamento de longo prazo

A Americanas S.A. aprovou em Assembleia Geral Extraordinária a nova estrutura societária simplificada, com uma única ação listada no Novo Mercado da B3. A iniciativa reforça o objetivo da Americanas S.A. de ser uma única companhia para clientes, parceiros e investidores.

A reorganização melhora a governança corporativa, aumenta a liquidez de AMER3, elimina o desconto de holding de LAME3 e LAME4 e reforça o entendimento da companhia pelo mercado. Paralelamente à reorganização, os resultados já obtidos na etapa de combinação operacional – como o crescimento acima do mercado no terceiro trimestre deste ano, o ganho de market share no físico e no digital, e o GMV de R$ 13 bilhões no período – evidenciam a estratégia de geração de valor futura da companhia.

Com a aprovação, o atual controlador da Lojas Americanas S.A. passará a ser um acionista de referência com 29,5% do capital da Americanas S.A., abrindo mão do controle sem cobrar prêmio por isso. A combinação dos papéis se dará por meio da distribuição das ações AMER3 detidas por Lojas Americanas para os acionistas de LAME3 ou LAME4 em igual proporção. Cada ação de LAME3 ou LAME4 será convertida em 0,188964 ação AMER3. No âmbito da transação, foi realizada ainda a adequação do estatuto social da Americanas S.A. e a inclusão de poison pill, com gatilho de participação de 15%.

Os próximos passos estão relacionados ao direito de recesso de LAME3, que se inicia em 14 de dezembro e termina no dia 13 de janeiro. Nesta mesma data, terá início o processo operacional de consolidação das bases acionárias, sendo 21 de janeiro o último dia de negociação de LAME3 e LAME4 na B3. No dia 26 de janeiro, os acionistas de LAME3 e LAME4 receberão, em definitivo, as ações AMER3, concluindo a incorporação.

Jornadas customizadas

O modelo estratégico da Americanas S.A. tem como foco oferecer jornadas de consumo cada vez mais customizadas e com mais conveniência a todos os perfis de clientes. Este modelo busca crescimento com rentabilidade a partir da evolução das plataformas proprietárias digital, física, fulfillment, fintech, ads, além da entrada em novos mercados estratégicos, por meio de aquisições e parcerias impulsionadas por seu motor de M&A, a IF (Inovação e Futuro).

Alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas, a Americanas S.A. tem trabalhado em cinco ODS prioritários, tendo alcançado conquistas importantes e tem como meta neutralizar as emissões de carbono de todas operações até 2025. A companhia passou a integrar o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) 2021, índice global que reúne as maiores empresas do mundo que tiveram a melhor avaliação em fatores econômicos, ambientais e sociais. Pelo 8º ano consecutivo integra a carteira do ISE, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, principal indicador do desempenho das empresas brasileiras no comprometimento com a sustentabilidade.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: