fbpx

O dia de inauguração de uma nova loja é muito mais do que um projeto entregue. Para o empreendedor ou a empreendedora, marca o final feliz de um longo ciclo, que começou com “Seria legal ter o meu próprio negócio”, evoluiu para “Será que eu invisto nisso?” e que, depois de muito estudo e pesquisa, fez nascer aquele sentimento de “É isso o que eu quero. Vou fazer acontecer”. Virou um sonho, ganhou nome e cor, conquistou apoio, encontrou os recursos necessários e virou realidade.

O dia da inauguração de uma loja, marca a concretização de um sonho.

Hora de espalhar a notícia

Agora este sonho precisa conquistar sua clientela e se tornar um empreendimento próspero. Para garantir o fluxo de clientes, é fundamental comunicar a chegada da loja para o máximo de pessoas possível, principalmente para a nova vizinhança.

No virtual, a marca comunica a abertura da nova loja no seu site e nas redes sociais, investe em mídia patrocinada e um bom trabalho de PR para propagar a notícia.

No físico, espaços que vão de encontro a um fluxo de pessoas com o perfil da marca, comunicam a chegada da nova loja com banners, outdoors, adesivos, panfletos etc. Rádio, TV e até carros de som também são canais muitas vezes explorados.

Comunicação feita, basta abrir e a loja e aguardar o cliente chegar? Não! Todo este esforço pode e deve ser otimizado.

Comunicação estratégica: Gentileza e inteligência

Quando o público for impactado pela notícia da abertura da loja, muitas vezes vai pensar: “Ah, bom saber, qualquer dia eu vou lá.”

Então, como tornar esta comunicação mais assertiva para que realmente traga o público para a loja?

A resposta é: seja gentil!

Muitas empresas já oferecem algum tipo de experiência na loja, como coquetéis, serviços gratuitos etc., para que o consumidor se sinta convidado a comemorar esta data especial com a marca.

Mas o foco principal do negócio neste momento é vender! E para vender, é necessário que a marca encontre o maior número de consumidores qualificados e tenha uma forma de se conectar com eles a partir deste primeiro contato.

Muitos convidam o consumidor para visitar a loja e, quando ele chega, precisa informar seus dados ao vendedor para posteriormente a marca poder entrar em contato. Sim, a intenção é boa, a coleta de dados é muito importante. Mas os vendedores deveriam estar se conectando com o consumidor, falando de coisas que beneficiem ele e não pedindo algo. É hora de servir, não de pedir.

Inteligência tecnológica para favorecer a conexão entre o consumidor e a marca

A comunicação da abertura da nova loja deve incentivar o consumidor a interagir a notícia. Isso ajudará (muito) a marca a identificar e filtrar o público qualificado.

Para fazer isso de forma escalável e automatizada, ofereça um convite em forma de cupom rastreado. Pode ser um convite exclusivo para um evento, pode ser um desconto exclusivo em determinados dias, pode ser um brinde, uma experiência etc. O importante é que o consumidor entenda que só com o cupom poderá usufruir do benefício oferecido.

Isso vai fazer com que o seu público se “autoqualifique” através de todos os canais de comunicação que você usar, incluindo mídias impressas.

A experiência do consumidor com o cupom rastreado

O consumidor é impactado pela mídia fica sabendo sobre a abertura da loja e lhe é oferecido um “presente” em forma de cupom. Se ele se identifica com a marca, ele vai pegar o cupom, que é atrelado a seus dados pessoais.

Talvez este consumidor não possa ir à loja no período de validade do cupom, mas a marca já tem seu contato e poderá construir este relacionamento. Talvez ele vá a loja e, neste caso, ele será identificado pelo sistema assim que mostrar o seu cupom.

Desta forma, todo o esforço de comunicação irá gerar automaticamente leads qualificados para o CRM da loja. Após a inauguração, a loja já terá sua primeira base de clientes e poderá iniciar o relacionamento com eles. Esta base poderá ser incrementada constantemente da mesma forma, com gentileza e a inteligência dos cupons rastreados em campanhas futuras.

Cases

Veja alguns exemplos de varejistas que usaram gentileza e a inteligência na coleta de dados para identificar o público qualificado local, alimentar sua base CRM e gerar fluxo para a loja.

Riachuelo – Desconto para gerar fluxo para lojas inauguradas em shopping centers

Foram mais de 50 inaugurações em shoppings usando essa estratégia. No material de comunicação da inauguração, cupons de desconto foram oferecidos através de QR Codes impressos nos adesivos das mesas da praça de alimentação, tapumes, banheiros, elevadores etc. Gerou fluxo para as novas lojas e aumento do ticket médio.

Anacapri – Convite para evento exclusivo

Abriu espaço para um bate papo exclusivo e convidou suas seguidoras, a partir do Instagram stories.. O cupom serviu de ingresso para a participação no evento e sua distribuição foi limitada à capacidade do espaço. Ao chegar no evento, bastava que a convidada mostrasse seu cupom exclusivo para ser identificada e ter sua entrada liberada.

Petland – Brinde para conhecer a vizinhança antes da abertura da loja

Distribuição de panfletos próximo à nova loja, comunicando que está chegando o dia da inauguração e oferecendo cupons dando direito a um banho gratuito para o pet. O cupom pôde ser solicitado a partir do QR Code impresso no panfleto. Assim, iniciaram a coleta de dados antes mesmo da abertura da loja, conquistando a nova clientela.

Alba Saúde – Desconto exclusivo para consultas na nova unidade

Usaram os canais digitais de comunicação da marca (blog, e-mail marketing, site e redes sociais) para comunicar a abertura da nova unidade e um cupom com desconto exclusivo para comemorar a inauguração. Conseguiram levar fluxo de clientes e coletar leads qualificados para a base CRM da marca.

Fez sentido para você? Se quiser usar esta estratégia de gentileza e inteligência na sua próxima campanha de inauguração, entre em contato com a Ouvi.  Somos especializados em cupons rastreáveis.

Janaína Camargo é COO da Ouvi.

Imagem: ShutterStock

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: