Índia quer investigar supostas práticas ilegais da loja de aplicativos da Apple

Órgão recebeu queixa de que a companhia cobra taxa de 30% de desenvolvedores que vendem conteúdo digital

O órgão antitruste da Índia pediu uma investigação sobre como a Apple gerencia sua loja de aplicativos, a App Store, tornando-se o último país a ter a gigante de tecnologia americana em sua mira. Em comunicado datado de sexta-feira, 31, a Comissão de Concorrência da Índia afirmou que sua visão inicial é a de que a Apple vem violando algumas das leis antitruste do país.

No ano passado, o órgão recebeu queixa de uma organização não governamental (ONG) indiana alegando que uma taxa de 30% que a Apple cobra de desenvolvedores que vendem conteúdo digital por meio de aplicativos prejudica a indústria de software doméstica e sufoca a concorrência.

A Apple rebateu a acusação, dizendo que seu foco é garantir o máximo de atratividade de seus aparelhos para o público consumidor, segundo o comunicado.

O órgão disse que deverá concluir um relatório sobre o assunto nos próximos 60 dias, mas não detalhou possíveis penas à Apple caso seja confirmada violação da legislação antitruste.

As alegações são semelhantes a um caso que a Apple enfrenta na União Europeia, onde os reguladores iniciaram no ano passado uma investigação sobre a gigante de tecnologia.

O CCI ordenou que sua unidade de investigações concluísse a investigação e apresentasse um relatório no prazo de 60 dias. O órgão está conduzindo separadamente uma investigação sobre o sistema de pagamento no aplicativo do Google como parte de uma investigação mais ampla na empresa depois que startups indianas no ano passado expressaram preocupação.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)

Imagem: BigTunaOnline / Shutterstock.com

 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: