Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice – A hora da virada se aproxima?

Cristina Souza de Cristina Souza
4 de janeiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Foodservice - A hora da virada se aproxima?

O cenário mundial de vacinação, o otimismo americano com a reabertura e a aceleração dos calendários de vacinação nos Estados mais populosos do Brasil cria um ambiente que permite aos empresários do setor de alimentação fora do lar olharem com maior otimismo para o mercado.

Segundo dados da Cielo, o mês de maio de 2021 apresentou a melhor performance de recuperação do mercado desde o início da pandemia. Comparando maio/2019 (pré-pandemia) com maio/2021, a diferença é de -27,6% do faturamento do setor. No auge da pandemia, esse número foi de -73% (abri/2020), portanto, é uma recuperação muito importante.

Com a aceleração da vacinação no País, com as restrições abrandadas em termos de horários de funcionamento dos estabelecimentos, uma vez, que inclusive população mais jovem, também está vacinada e seguimos com o ciclo da terceira dose de proteção. Além disso, os cientistas com dados e informações mais consistentes sobre variantes e como seguir nesse momento.

Outro dado é que estamos no verão, fator importante para redução dos casos de doenças respiratórias especialmente nas regiões Sul e Sudeste. O bom tempo é um impulsionador para as pessoas desejarem consumir fora de casa e promoverem reuniões com amigos e familiares. Porém, nesse momento, vivemos um cenário de crescimento de casos de gripe por H3N2, que volta a preocupar, mas, ainda sem afetar o setor.

Se me permitem fazer uma licença poética neste artigo, eu recomendaria aos empresários do setor férias nesses meses de julho e agosto. Vivemos um período muito complexo, repleto de desafios, decisões difíceis e dilaceração de muitos negócios. Descansar fisicamente permite preparar-se para esse momento de recomeço.

Destaco alguns tópicos que merecem atenção em ação, conexão com os clientes, comunicação ou planejamento nesse processo de recuperação do setor:

  • Mantenha-se digital: abastecimento, atendimento, pagamentos, pesquisas, reservas de mesas; não perca o que já avançou na pandemia, prepare-se para continuar digitalizando-se.
  • A inflação de alimentos segue em crescimento, porém fora do lar ela é menor do que dentro do lar. É válido analisar como uma oportunidade de atração para os clientes. Atenção à recomposição de preços e repasse aos clientes.
  • É necessário otimizar seus processos de gestão para fazer a manutenção da venda digital conquistada com o mesmo nível de qualidade. Segundo os especialistas da Mosaiclab, em 2022 o delivery voltará a crescer a dois dígitos. O faturamento do canal digital pode ser um diferencial na recuperação do mercado e, especialmente do seu negócio.
  • Retomar o atendimento em salão, reforçando diferenciais ligados à experiência, dará aos clientes mais motivos para voltarem ao estabelecimento. Capriche!
  • Um constante desafio do setor é mão de obra. Quando vemos o índice de desemprego em 14%, é possível imaginar que haverá “funcionários sobrando” no mercado. Infelizmente, não é totalmente verdade. Muitas pessoas estarão há 18 meses, ou mais, fora do mercado de trabalho. Assim, o investimento em treinamento, alinhamento ao propósito da empresa, retomada de ritmo no atendimento serão desafios a serem contornados.
  • A decisão de contratação, recontratação ou uso de plataformas de uberização de mão de obra deve fazer parte do modelo de replanejamento do novo atendimento ao consumidor e das despesas do restaurante.

Encerro este artigo com uma mensagem sobre a segurança dos alimentos e segurança dos clientes. A possível flexibilização, a exemplo do que ocorreu recentemente no mercado americano, não deve estimular o abandono dos processos de segurança intensificados no preparo, higiene do ambiente e proteção dos clientes.

Estamos em um momento único do foodservice. O que poderia ter sido uma grande lacuna tornou-se um período de máximo aprendizado e evolução do setor. Discipline-se para seguir para o próximo nível! A pandemia não acabou, o vírus não será eliminado. Teremos uma situação controlada. Portanto, vamos seguir fazendo o nosso melhor.

Um abraço,

Cris

Este artigo foi publicado originalmente na Mercado&Consumo em 22 de junho de 2021. 

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

BK Brasil investe em fazendas fotovoltaicas para reduzir emissão de CO²

Próxima Postagem

Pernambucanas aposta em revendedores e estreia no canal de vendas diretas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pernambucanas aposta em revendedores e estreia no canal de vendas diretas

Pernambucanas aposta em revendedores e estreia no canal de vendas diretas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.