Metaretail 3D: descubra o seu nível de competitividade frente aos líderes do varejo global

Tenho 3 convites para te fazer ao ler esse artigo:

  • Conhecer o framework Metaretail 3D, que é uma ferramenta poderosa de análise de operações de consumo e varejo;
  • Fazer o download gratuito do report do Metaretail 3D, que detalha quais são os varejistas líderes em cada aspecto e por que eles estão nessa posição;
  • Preencher gratuitamente o assessment do Metaretail 3D para saber como a sua empresa está posicionada se comparada aos principais varejistas do mundo.

Vamos lá?

Em um cenário de tamanha complexidade, incerteza e com incontáveis variáveis é importante ter um modelo que permita a organização da nossa visão estratégica. Por isso, a Gouvêa vem desenvolvendo e evoluindo um robusto modelo de análise de operações de consumo e de varejo modernos, que permite analisar de forma ampla a proposta de valor, posicionamento, pontos fortes e oportunidades.

O Metaretail 3D é um framework de análise de operações de consumo e varejo modernos. O modelo tem esse sufixo, pois contempla o metaconsumidor – novo consumidor que emerge do pós-pandemia e recebe o sobrenome de 3D, pois sintetiza os novas componentes fundamentais para as empresas de consumo e varejo: digital, diverso e dinâmico.

A partir de agora irei decompor os componentes do Metarerail 3D, explicando brevemente cada uma deles, bem como apontando as empresas varejistas que são referência em cada quesito. Lembrando que o detalhamento de cada case das empresas em destaque pode ser acessado no report gratuito no final desse artigo.

Customer centric

O núcleo do modelo é o consumidor. Ele é a bússola do mercado de consumo. Para onde ele se move, o varejo direciona suas estratégias, porém, o consumidor está se movimentando mais rápido do que a maior parte dos negócios consegue acompanhar.

Todas as empresas dizem ser focadas no seu consumidor, mas poucas delas, de fato, conhecem os seus clientes. E um número ainda menor considera o consumidor em todas as suas decisões estratégicas.

Empresa referência:

Propósito

O propósito é o motivo pelo qual a sua empresa não pode deixar de existir​. É a sua contribuição para a sociedade. Sem ele, a empresa simplesmente não tem razão de existir. ​

Empresas com propósito forte criam identificação e fidelidade dos seus consumidores e alto engajamento dos seus colaboradores.

Cada vez mais, as empresas estão desenhando o seu modelo de negócio com base no seu propósito.

Empresa referência:

Digital

Acelerado pela pandemia de covid-19, o digital passou a ser a maior das commodities nas operações de consumo e varejo.

É impossível discutir qualquer aspecto do Metaretail 3D sem abordar também as componentes digitais que alavancam e exponenciam o resultado de cada uma delas.

Alinhado com o conceito do MetaRetail 3D, o digital passou a ser uma camada que permeia tudo e todos.

Empresa referência:

Operação

Subdividido em produto, eficiência e tecnologia, esse pilar visa avaliar os aspectos relacionados com a execução da estratégia, a qualidade, regularidade e o nível de serviço que provê para todos em sua cadeia de valor.

Empresas referências:

Relacionamento

Subdividido em experiência, pessoas e storytelling, esse pilar visa avaliar os aspectos relacionados com a conexão emocional gerada com os consumidores e avalia como a empresa conquista, engaja e se relaciona com seus clientes.

Empresas referências:

Solução

Subdividido em omnichannel, serviços e ecossistema, esse pilar visa avaliar os aspectos relacionados à competência da empresa em resolver demandas e necessidades dos seus clientes.

Empresas referências:

Report Metaretail 3D

A atual conjuntura do ambiente de negócios exige um constante repensar das nossas empresas. O Metaretail 3D pode te ajudar nessa missão. Baixe o report gratuito com todos os cases mencionados acima. 

Assesment Metaretail 3D

Além disso, te convido a fazer o assessment simplificado para avaliar a sua empresa comparada aos principais varejistas globais. O questionário leva apenas 2 minutos e você receberá um relatório customizado para a sua empresa. Acesse o assessment.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
Imagens: Shutterstock, Divulgação e Reprodução

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: