Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Coca-Cola, Ypê, Italac, Perdigão e Seara são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros

Pesquisa da Kantar aponta que, com a inflação, cresceu a busca por proteínas mais baratas

Redação de Redação
20 de abril de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Coca-Cola, Ype, Italac Perdigão e Seara são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros

O comportamento de consumo do brasileiro mudou em 2021. Com a maior inflação registrada desde 2015, de 10,6%, a redução do auxílio emergencial e o desemprego, que atinge 11,6% da população, cresceu a busca por proteínas mais baratas. Segundo dados do ranking Brand Footprint Brasil 2022, elaborado pela Kantar, duas empresas de alimentos processados, embutidos e congelados aparecem no Top 5 das marcas mais relevantes para os brasileiros.

Para elaborar o ranking, a Kantar visita semanalmente 11.300 lares e mensura quantas famílias estão comprando produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre. Foram analisadas cerca de 350 marcas e a métrica foi batizada de Consumer Reach Point (CRP).

A Perdigão permaneceu em quarto lugar, com 333 milhões de CRPs (Consumer Reach Point). Já a Seara teve sua estreia no recorte, subindo seis posições e se firmando na quinta colocação, com 281 milhões de CRPs.

Na primeira posição, está a Coca-Cola, que foi a marca mais relevante pela décima vez consecutiva, com 564 milhões de CRPs. Ypê (540 milhões de CRPs) aparece em segundo lugar e Italac (338 milhões de CRPs), na terceira colocação.

Mercado digital

Tendência acelerada pela pandemia, o digital ganhou força como alternativa para compras domésticas. Em 2021, cerca de 12 milhões de lares adquiriram bens de consumo massivo pelo e-commerce. A penetração do meio foi de 19,6% em 2021.

Um dado que chama a atenção são as diferenças de comportamento do consumidor digital e do offline. Em termos comparativos, os shoppers têm um tíquete médio 25% maior. Também há maior presença de marcas de home care e beauty no Top 5 – tanto é que Ypê ocupa a primeira posição. Completam o ranking Piracanjuba, Omo, Sadia e Italac.

Outros insights

No offline, a distribuição pelos canais de compras é mais variada. Os atacarejos, entretanto, apresentaram a maior penetração (alta de dez pontos porcentuais na comparação entre 2020 e 2021). Em seguida, aparecem as lojas de departamento (alta de 7,9 pontos porcentuais) e os supermercados convencionais (alta de 5,3 pontos).

Em relação ao perfil, os shoppers com até 34 anos (alta de 3,4 pontos) e casais com crianças pequenas (alta de 1,9 ponto) movimentaram as marcas. Esse consumidor mais jovem, inclusive, reflete na busca por conveniência e indulgência na alimentação. Com isso, é possível ver marcas de biscoitos e bolos ganharem posições expressivas no ranking. Entre elas, estão Bauducco (16ª posição), Nestlé (17ª) e Panco (18ª).

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Três em cada quatro brasileiros são gamers e smartphone é a plataforma preferida para jogar

Próxima Postagem

A onipresença de dispositivos conectados à internet: presente e futuro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás
Economia

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs
ESG

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Próxima Postagem
A onipresença de dispositivos conectados à internet: presente e futuro

A onipresença de dispositivos conectados à internet: presente e futuro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.