Embalagem positiva é tema do Fórum ABRE de Sustentabilidade

O evento será realizado em 31 de maio, 1 e 2 de junho no Espaço do Bosque, zona Oeste de São Paulo

Visando mobilizar a cadeia produtiva de embalagens e bens de consumo, a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) realiza nas próximas semanas o Fórum ABRE de Sustentabilidade. O evento terá como tema principal “positive packaging” (embalagem positiva) e será realizado nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho no Espaço do Bosque, zona Oeste de São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia do evento.

Ao longo dos três dias de evento, serão explorados assuntos acerca do conceito de embalagem positiva, cadeias de consumo mais sustentáveis, como engajar o consumidor e as novas possibilidades impulsionadas pela tecnologia. A programação inclui a exposição de embalagens, de iniciativas de inovação, novas tecnologias e um ambiente especial para assistir a palestras.

O evento deste ano será realizado de forma híbrida e contará com a presença física de cerca de 350 pessoas. As palestras do palco principal poderão ser assistidas no formato online e presencial, e quem comparecer ao evento presencialmente poderá participar das Arenas de Conhecimento e visitar a exposição. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Embalagem positiva

Ainda não tão conhecido, o conceito de embalagem positiva ganhou espaço e será o tópico principal do evento, com o primeiro dia de palestras e painéis sendo dedicados diretamente ao assunto. “O tema Positive Packing é justamente esse olhar estratégico de como a embalagem ajuda a construir uma cadeia de consumo sustentável de uma forma holística e abrangente”, explica a diretora-executiva da ABRE, Luciana Pellegrino.

Além de peça fundamental para construir uma cadeia de consumo mais sustentável, o conceito de embalagem positiva também engloba outras diversas características. Um dos exemplos citados por Luciana é o ecodesign. “É quando se projeta uma embalagem de maneira intencional para uma sustentabilidade na distribuição, no consumo, no uso pelo consumidor e também no descarte”, explicou.

Programação

A programação do Fórum terá início às 9h. A abertura será comandada por Marcos Barros, presidente do conselho, Luciana Pellegrino, diretora-executiva, e Bruno Pereira, líder do comitê de sustentabilidade da ABRE e diretor de sustentabilidade da BioLogiQ. Outros debates serão realizados nos dias seguintes com a presença dos mesmos integrantes e no mesmo horário.

A partir da ótica da sustentabilidade da embalagem como ferramenta estratégica para eficiência das cadeias de consumo e abastecimento, o fórum vai explorar três temáticas complementares.

No primeiro dia, o tema fundamental será o conceito de embalagem positiva e iniciativas produtivas do setor. Os painéis abordarão temas como “A embalagem positiva em nossa sociedade”, “Sustentabilidade e regeneração na cultura de consumo”, aprofundamentos no conceito e seus desafios e apresentação de cases da indústria.

No segundo dia de evento, o foco será nos consumidores e como as embalagens podem exercer a função de comunicação e engajamento. Neste dia serão explorados assuntos como o “Ecodesign”, o engajamento do consumidor, a importância da comunicação e de mostrar quem está envolvido nesse trabalho. Além disso, o fórum também buscará trazer novas abordagens para a relação entre pessoas, indústrias e cooperativas.

Por fim, no terceiro e último dia de evento, os assuntos estarão relacionados a iniciativas estruturantes, explorando a circularidade da embalagem. Durante o dia serão apresentados os cases da Coca-Cola e da Guaraná Antártica, debates sobre empreendedorismo para a circularidade e as iniciativas que estão sendo trabalhadas por novos negócios e startups.

“Buscamos mobilizar toda essa cadeia produtiva para essas novas articulações, iniciativas e programas necessários, e sempre calcado em uma visão sistêmica”, explicou Luciana. A diretora-executiva também comenta que a cadeia de consumo, em uma vida em sociedade, é formada por vários elos envolvidos na gestão. “O fórum traz todos esses elos para que eles possam integrar sua visão e fazer um alinhamento de futuro, podendo trabalhar de uma forma alinhada nas suas estratégias de negócios e crescimento”, finalizou.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: