Para conseguir promover os seus produtos e serviços a fim de ampliar as vendas neste Dia dos Namorados, 54% dos empresários entrevistados pela Boa Vista na Pesquisa Perspectiva Empresarial disseram que irão recorrer a crédito.
O resultado significa uma queda de 24 pontos percentuais na comparação com o estudo realizado para o Dia dos Namorados do ano passado, quando 78% dos entrevistados informaram que recorreriam a crédito para estimular as vendas na data.
Para Flávio Calife, economista da Boa Vista, esse movimento é justificável, dado que o custo do crédito hoje está muito mais elevado do que um ano atrás. Em junho de 2021 a taxa básica de juros, Selic, estava na casa dos 3,50% e agora está na marca de 12,75%, podendo ainda subir na próxima reunião do Copom, prevista para os dias 15 e 16 de junho.
Bancos, família e financeiras
Dos que em 2022 irão buscar crédito para tentar vender mais no Dia dos Namorados, 79% informaram que recorrerão as linhas de crédito de bancos. Um aumento de 19 pontos percentuais, uma vez que em 2021 60% informaram que recorreriam a essas instituições financeiras. Família (13%), financeira (4%) e amigos (4%) foram as outras opções indicadas.
“É importante lembrar que no ano passado 17% daqueles que buscaram crédito recorreram à ‘família’ e essa queda de um ano para o outro também tem explicação. Os juros subiram na tentativa de conter o avanço da inflação, que ainda não cedeu, e o poder de compra das famílias foi impactado pelas pressões inflacionárias, que não foram poucas e que também atingiram itens básicos da cesta de consumo, como alimentos e combustíveis. Com menos renda disponível, naturalmente ficou mais difícil recorrer a esta fonte”, analisa o economista.
A pesquisa também constatou que 58% dos empresários pretendem realizar novos investimentos para alavancar vendas neste Dia dos Namorados. Na comparação com 2021, há um crescimento de 13 pontos percentuais. Na Páscoa e no Dia das Mães de 2022, os que responderam ter essa mesma disposição foram 73% e 65% dos entrevistados, respectivamente.
Com o dinheiro na mão, os empresários contaram que devem adotar as seguintes ações para estimular as vendas: campanhas em redes sociais (63%), novas promoções (27%), descontos em produtos (22%), vendas em site (22%), novas formas de pagamento (11%) e aumentar (o prazo de pagamento (9%).
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