Dia dos Namorados: 54% dos empresários precisam de crédito para alavancar vendas

Os dados da Boa Vista apontam para uma queda de 24 pontos percentuais na comparação com 2021

Young beautiful couple in home interior

Para conseguir promover os seus produtos e serviços a fim de ampliar as vendas neste Dia dos Namorados, 54% dos empresários entrevistados pela Boa Vista na Pesquisa Perspectiva Empresarial disseram que irão recorrer a crédito.

O resultado significa uma queda de 24 pontos percentuais na comparação com o estudo realizado para o Dia dos Namorados do ano passado, quando 78% dos entrevistados informaram que recorreriam a crédito para estimular as vendas na data.

Para Flávio Calife, economista da Boa Vista, esse movimento é justificável, dado que o custo do crédito hoje está muito mais elevado do que um ano atrás. Em junho de 2021 a taxa básica de juros, Selic, estava na casa dos 3,50% e agora está na marca de 12,75%, podendo ainda subir na próxima reunião do Copom, prevista para os dias 15 e 16 de junho.

Bancos, família e financeiras

Dos que em 2022 irão buscar crédito para tentar vender mais no Dia dos Namorados, 79% informaram que recorrerão as linhas de crédito de bancos. Um aumento de 19 pontos percentuais, uma vez que em 2021 60% informaram que recorreriam a essas instituições financeiras. Família (13%), financeira (4%) e amigos (4%) foram as outras opções indicadas.

“É importante lembrar que no ano passado 17% daqueles que buscaram crédito recorreram à ‘família’ e essa queda de um ano para o outro também tem explicação. Os juros subiram na tentativa de conter o avanço da inflação, que ainda não cedeu, e o poder de compra das famílias foi impactado pelas pressões inflacionárias, que não foram poucas e que também atingiram itens básicos da cesta de consumo, como alimentos e combustíveis. Com menos renda disponível, naturalmente ficou mais difícil recorrer a esta fonte”, analisa o economista.

A pesquisa também constatou que 58% dos empresários pretendem realizar novos investimentos para alavancar vendas neste Dia dos Namorados. Na comparação com 2021, há um crescimento de 13 pontos percentuais. Na Páscoa e no Dia das Mães de 2022, os que responderam ter essa mesma disposição foram 73% e 65% dos entrevistados, respectivamente.

Com o dinheiro na mão, os empresários contaram que devem adotar as seguintes ações para estimular as vendas: campanhas em redes sociais (63%), novas promoções (27%), descontos em produtos (22%), vendas em site (22%), novas formas de pagamento (11%) e aumentar (o prazo de pagamento (9%).

Imagem: Bigstock

Sair da versão mobile