Impulsionados pela pandemia, pagamentos digitais ganham força no Brasil

Entre os países da América Latina, Brasil é o líder no uso de tecnologia biométrica

Atento às novas tecnologias desde o início da pandemia da covid-19, o consumidor brasileiro se mostra adepto aos meios de pagamentos realizados de maneira digital. É o que revela a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes. 

Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada com mais de 35 mil pessoas em todo o mundo. De acordo com as informações levantadas, as criptomoedas ganharam a atenção do brasileiro, que deseja usar a nova tecnologia em seu cotidiano. 

Dos entrevistados, 86% afirmaram que gostariam de ter funções relacionadas a criptomoedas disponibilizadas por sua instituição financeira atual e 72% preferem realizar pagamentos com moedas digitais se forem apoiados por uma organização considerada confiável. O estudo sinaliza que a confiança de instituições financeiras são essenciais para que a utilizacao de criptomoedas se torne comum na sociedade. 

Para 52% dos entrevistados, a escolha da forma de pagamento é guiada pela segurança. Os Boomers são os que mais dão prioridade a isso (67%), seguidos da Geração X (53%), e Geração Y (50%).

A tecnologia também já se tornou uma aliada inseparável da vida financeira da maioria dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram usar ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira, com 63% acreditando que elas permitem ainda um melhor controle do seu dinheiro.

Dados biométricos

Entre os países da América Latina, o Brasil é o país onde o uso da tecnologia biométrica é maior – 73% já utilizaram alguma forma de biometria para fazer pelo menos um pagamento. Para 81%, usar a biometria para pagamento é uma ação mais segura do que usar um PIN, senha ou outro tipo de identificação.

Como toda nova tecnologia, a segurança de dados é um ponto de atenção para 79% dos entrevistados, que disseram estar preocupados com a forma como as entidades usam seus dados.

“O brasileiro é adepto às novas tecnologias. O grande desafio do mercado é se adequar às novas demandas, oferecendo cada vez mais segurança e comodidade para este consumidor que está mais exigente, sempre com a confiança como pilar central de todos estes processos,” explica Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil.

Imagem: Shutterstock

Redação

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