Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Retail media: era uma vez uma tendência

O novo canal deve gerar US$ 75 bilhões em lucros nos próximos 5 anos nos EUA

Redação de Redação
21 de janeiro de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Retail media

O varejo tem se mostrado um canal de publicidade extremamente interessante para marcas de diversos segmentos. O conceito de retail media, que consiste em anúncios feitos nos canais de venda dos varejistas com base nas informações que eles têm dos consumidores, ainda é pouco difundido no Brasil. Mas, nos Estados Unidos, deve gerar quase US$ 75 bilhões em lucros nos próximos cinco anos, segundo estudo feito pelo BGC e pelo Google. A pesquisa mostra, ainda, que os gastos dos anunciantes nos canais próprios dos varejistas devem crescer a uma taxa de 22% ao ano. 

No país que sedia nesta semana a na NRF Retails Big Show 2023, praticamente todo grande varejista oferece soluções desse tipo. 

A gigante Albertsons é uma delas. Lançado no final de 2021, o Albertsons Media Collective oferece dados quase em tempo real de mais de 30 milhões de consumidores que compram nas cerca de 2.300 lojas da rede – incluindo mais de 1.700 farmácias e cerca de 400 postos de combustível.

O próximo passo da Albertons é apostar no streaming. A empresa acaba de anunciar em outro evento nos Estados Unidos, a CES, uma parceria com o Grupo Omnicom Media em uma solução para ajudar as marcas a chegarem aos consumidores por meio de publicidade em TVs conectadas à internet (em anúncios exibidos no intervalo de programas ou em lives, por exemplo).

A solução da OMG-Albertsons também permitirá que as marcas avaliem o retorno sobre o investimento de seus anúncios. “Mostrar desempenho com base em resultados de negócios e não em simples impressões é realmente o objetivo dessa parceria”, conta Kristi Argyilan, vice-presidente sênior de Retail Media da Albertsons Media Collective. “Isso exemplifica o que o retail media trará para o mercado no longo prazo.”

Em 2021, outra gigante do varejo alimentar, o Grupo Carrefour, lançou a plataforma de anúncios digitais Carrefour Links. Mais de 300 marcas anunciam na plataforma, valendo-se dos dados dos 80 milhões de consumidores da empresa. 

A Nordstrom, rede de lojas de departamentos de luxo americana, conta com o Nordstrom Media Network, uma plataforma de publicidade que permite às marcas compartilharem suas histórias com os clientes. As campanhas podem ser veiculadas em sites, aplicativos e telas dispostas nos pontos de venda da empresa, dona das bandeiras Nordstrom e Nordstrom Rack.

Retail media

“Estamos muito focados na experiência do consumidor e queremos fazer isso de maneira correta. Vemos a campanha publicitária como mais um componente da nossa plataforma, que já está engajando o cliente de diversas formas. Um vídeo, por exemplo, pode contar a história da marca numa loja física e fazer uma conexão emocional com o cliente”, contou Aaron Dunford, diretor sênior de Digital Merchandising e Marketing da Nordstrom, em painel realizado nesta segunda-feira, 16 de janeiro, no evento.

Uma das grandes vantagens do retail media para as marcas é o acesso aos dados dos consumidores que são coletados pelo varejo em apps e programas de fidelidade, por exemplo. A partir desse potente banco de dados, é possível fazer campanhas mais assertivas e customizadas. “Se você entrega ao consumidor a experiência que ele quer e faz a recomendação correta, pode ter um desempenho fabuloso”, provoca Dunford.

Para o varejo, claro, o resultado é o aumento das vendas: “Sempre achamos que as campanhas publicitárias online ampliavam as nossas vendas. Era uma hipótese. Hoje, temos certeza”, diz Aaron Dunford.

Além de já fazer uso constante de redes sociais, como o Instagram, a Nordstrom vai lançar, já neste primeiro trimestre, uma parceria com influenciadores que poderão trabalhar com os consultores de estilo da empresa, criando conteúdo para as marcas.

Uma pesquisa recente da Capgemini sobre comportamento do consumidor evidencia a força das redes sociais e dos influencers. Segundo o estudo, um terço dos consumidores em todo o mundo descobriu um novo produto ou marca nas mídias sociais nos últimos seis meses. Quase um quarto (22%) de todos os consumidores souberam desse produto ou marca por meio de um influenciador e 16% compraram o produto ou marca que conheceram.

A adesão é maior entre os mais jovens. Mais da metade (61%) dos compradores da Geração Z (que nasceram dos anos 1990 até o início do ano 2010) encontraram um novo produto nas mídias sociais nos últimos seis meses. Para efeito de comparação, o índice cai para apenas 15% entre os chamados baby boomers, nascidos entre 1945 e 1964 na Europa. Também entre os mais jovens, é maior a chance de o consumidor comprar um produto divulgado por um influenciador.

Imagens: 

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Pinterest
  • Mais
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Eu quero minha marca no metaverso!

Próxima Postagem

Americanas a clientes: recuperação é para proteger caixa e manter operação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Latam tem alta de 30% na emissão de passagens com pontos para alta temporada 2023-2024
Destaque do dia

Latam tem alta de 30% na emissão de passagens com pontos para alta temporada 2023-2024

3 de dezembro de 2023
GM lança programa de demissão voluntária para as suas três fábricas de SP
Destaque do dia

GM lança programa de demissão voluntária para as suas três fábricas de SP

2 de dezembro de 2023
R2U lança ferramenta com IA generativa para gestão de redes sociais
Destaque do dia

R2U lança ferramenta com IA generativa para gestão de redes sociais

2 de dezembro de 2023
Brasil perde posições e fica na 57ª colocação em ranking mundial de competitividade digital
Destaque do dia

Brasil perde posições e fica na 57ª colocação em ranking mundial de competitividade digital

2 de dezembro de 2023
Presidente da Petrobras afirma que mudança no estatuto não é ingerência política na empresa
Destaque do dia

Presidente da Petrobras afirma que mudança no estatuto não é ingerência política na empresa

2 de dezembro de 2023
Azul vai ampliar em 18% a oferta de voos no Rio a partir de janeiro de 2024
Economia

Azul vai ampliar em 18% a oferta de voos no Rio a partir de janeiro de 2024

2 de dezembro de 2023
Kraft Heinz tem novo time de liderança executiva; confira outras movimentações
Destaque do dia

Kraft Heinz tem novo time de liderança executiva; confira outras movimentações

2 de dezembro de 2023
Banco do Brasil ganha prêmio do 'Financial Times' como melhor banco do País em 2023
Economia

Banco do Brasil ganha prêmio do ‘Financial Times’ como melhor banco do País em 2023

1 de dezembro de 2023
Próxima Postagem
Americanas S.A

Americanas a clientes: recuperação é para proteger caixa e manter operação

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Latam tem alta de 30% na emissão de passagens com pontos para alta temporada 2023-2024

Latam tem alta de 30% na emissão de passagens com pontos para alta temporada 2023-2024

3 de dezembro de 2023
GM lança programa de demissão voluntária para as suas três fábricas de SP

GM lança programa de demissão voluntária para as suas três fábricas de SP

2 de dezembro de 2023
R2U lança ferramenta com IA generativa para gestão de redes sociais

R2U lança ferramenta com IA generativa para gestão de redes sociais

2 de dezembro de 2023
Brasil perde posições e fica na 57ª colocação em ranking mundial de competitividade digital

Brasil perde posições e fica na 57ª colocação em ranking mundial de competitividade digital

2 de dezembro de 2023
Presidente da Petrobras afirma que mudança no estatuto não é ingerência política na empresa

Presidente da Petrobras afirma que mudança no estatuto não é ingerência política na empresa

2 de dezembro de 2023
Azul vai ampliar em 18% a oferta de voos no Rio a partir de janeiro de 2024

Azul vai ampliar em 18% a oferta de voos no Rio a partir de janeiro de 2024

2 de dezembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto:
    A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.