O Governo de São Paulo abriu 150 vagas gratuitas para treinamento voltado a micro, pequenas e médias empresas, assim como startups e produtores rurais interessados em exportar seus produtos e serviços. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a agência de promoção de investimentos do Estado, InvestSP.
Denominado como Programa Paulista de Capacitação para Exportação (Exporta SP), as inscrições estão disponíveis até 8 de março para a turma do primeiro semestre de 2024, por meio do site da InvestSP, e estão abertas a qualquer empreendedor no estado de São Paulo. Nesta nova edição, o Exporta SP busca ultrapassar a marca de mil empresas capacitadas desde a criação do programa.
O treinamento, totalmente online, conta com 20 aulas coletivas ministradas por representantes da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA) distribuídas ao longo de quatro meses. Posteriormente, os empreendedores terão acesso ao suporte de especialistas por até dois anos. Os objetivos abrangem o aumento da competitividade, faturamento e segurança das pequenas empresas, que, ao ingressarem no mercado internacional, adquirem novas habilidades e podem diversificar suas fontes de receita.
“Os pequenos negócios são responsáveis por oito de cada 10 empregos gerados no Brasil, além de representarem quase metade das empresas exportadoras”, afirma o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
O Exporta SP também oferece sessões de aconselhamento individual, proporcionando oportunidades para os pequenos empresários discutirem as necessidades e características específicas de seus negócios com especialistas. A capacitação aborda temas que representam desafios significativos para os empreendedores no processo de internacionalização de seus produtos e serviços, como definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas.
A maioria dos participantes do Exporta SP atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, e vestuário. A seleção é realizada por meio de uma análise conduzida pela equipe técnica da InvestSP, considerando o nível de maturidade de cada empresa em relação ao acesso ao mercado internacional.
Mercado de exportação
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), quase metade das empresas n brasileiras exportam seus produtos e serviços, e desse total cerca de 11 mil está localizada no estado de São Paulo. O InvestSP estima que três de cada quatro delas são de micro, pequeno e médio porte.
“Capacitar, abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores está diretamente ligado à nossa missão de gerar desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo”, conclui Gomes.
Imagem: Shutterstock