Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo já faz muito, mas pode mais

Momentum nº 957

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
21 de março de 2022
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos
O varejo já faz muito, mas pode mais

Nosso artigo desta semana reproduz a carta de fechamento do 10º Fórum de Varejo e Marketing Lide, realizado no fim de semana de 18,19 e 20 deste mês no Guarujá, em São Paulo.

No momento que comemoramos 10 anos de Fórum Lide de Varejo assistimos a uma memorável evolução na importância estratégica do setor no mundo e no Brasil.

E tudo tem a ver com o fato de que a transformação digital ampliou o protagonismo do varejo em muitos aspectos, em especial na sociedade e na economia.

A transformação digital, precipitada pela expansão e relevância da tecnologia, exacerbou a competividade nos negócios, ampliando a oferta de produtos e serviços e colocando tudo, absolutamente tudo, ao alcance de um clique.

Para quem pode.

Se isso empoderou o omniconsumidor-cidadão, o epicentro de todo esse processo transformacional, também empoderou o varejo que ouve, conversa, interage e entende esse consumidor figital e empoderado, de forma constante e permanente.

Isso justifica o crescimento da importância do setor, que pode ser medida, no Brasil, pelo fato de que o comércio e o varejo, além de serem os maiores empregadores privados do País, tiveram sua participação no PIB expandida de 19% em 2002 para 28% em 2021. Como referência, o varejo e o comércio representam 27% do PIB dos EUA, mesmo percentual que tínhamos no Brasil em 2019, último ano pré pandemia.

Essa é uma das razões pelas quais no Brasil os varejistas, antes tradicionais, como Magalu, Americanas, Via, Riachuelo, Renner, Arezzo, Telhanorte, Boticário, Carrefour e outros, tornaram-se também protagonistas da evolução de mercado, liderando a transformação de seus próprios modelos para serem Ecossistemas de Negócios, processo em franca e rápida evolução, inspirados pelos exemplos que nasceram na China com Alibaba, Tencent, JD e muitos outros.

A partir do conhecimento e interação constante com os consumidores, fator crítico na realidade atual e futura, os Ecossistemas podem expandir para outras categorias, formatos, canais, marcas e modelos, incluindo cada vez mais serviços e soluções, usando modelos avançados de inteligência competitiva digital, ampliando sua participação no todo dos dispêndios dos consumidores e crescendo sua importância estratégica.

Isso significa que a atual participação do comércio e do varejo no PIB poderá continuar a crescer nos próximos anos de forma irreversível à medida que se amplia o número de novos entrantes no setor, porém fazendo crescer a competitividade no setor.

Essa é uma das razões pelas quais a indústria avança nos seus negócios para também atuar no varejo, como é o caso de Nestlé com Nespresso e Nescafé, BRF com Mercato, JBS com Swift, Unilever com lavanderias Omo, P&G também com suas lavanderias e rede de lava-rápido, além de Apple e Motorola com suas lojas-conceito.

Inúmeras marcas de consumo passaram a atuar com conexão direta com o consumidor final ou por meio dos marketplaces do varejo tradicional.

E esse varejo se reconfigura em Ecossistemas de Negócios e também baseado em plataformas exponenciais como Amazon para atender a essa demanda e a oportunidade gerada.

Todos absolutamente conscientes de que essa proximidade e constância em tempo real de relacionamento e entendimento do pensar e desejar do consumidor tornaram-se fatores críticos no cenário de negócios presente e futuro.

Mas, se de um lado a importância estratégica e econômica do varejo deve ser celebrada, de outro lado é preciso lembrar que privilégios acarretam responsabilidades.

E uma dela é de atuar de forma mais decisiva para minorar as desigualdades, especialmente no Brasil.
Como bem lembrou Eduardo Lyra na abertura do 10º Fórum Lide do Varejo, o Brasil não é pobre. O Brasil é injusto.

E nenhum setor tem tanta proximidade e conhecimento dessa realidade do que o varejo.

Quando tanto se fala e discute ESG, D&I e outros conceitos que trazem uma nova consciência para a responsabilidade social empresarial, é tempo de o varejo abraçar de forma mais decisiva a causa da redução da desigualdade e da vulnerabilidade, integrando seus fornecedores de produtos e serviços, como é a iniciativa da Nestlé com a ONG Gerando Falcões, para se tornar, além de protagonista na área econômica e financeira, cada vez mais relevante nas causas sociais.

O cenário atual é desafiador em todos os aspectos.

Do drama da guerra com seus impactos espalhando pelo mundo à frustrante e preocupante polarização política local, somados aos 12 milhões de desempregados e mais a queda de renda real de 9,7% no último ano, temos à frente razões para o varejo se preocupar, e mobilizar, para fazer parte da solução e não do problema.

Conhecer, entender, dialogar e poder acessar o omniconsumidor-cidadão em tempo real, no mundo físico e no digital, trazem para o varejo essa responsabilidade que não pode e não deve ser ignorada.

Essa a mensagem inicial do Fórum Lide do Varejo deste ano. Que seja, também, a mensagem final que fique para reflexão. E ação imediata.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Saint-Gobain usa tecnologia que mostra aos consumidores onde encontrar produtos

Próxima Postagem

Sem lojas físicas e com estoque zero, Urbanic promete experiência de compra totalmente nova

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Sem lojas físicas e com estoque zero, Urbanic promete experiência de compra totalmente nova

Sem lojas físicas e com estoque zero, Urbanic promete experiência de compra totalmente nova

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.