Frota agropecuária da BRF já é 100% monitorada por sistema de fadiga

Tecnologia ajudou a BRF a diminuir em 60% o número de acidentes no primeiro semestre de 2023

A BRF, uma das grandes companhias de alimentos do mundo, segue acompanhando de perto a evolução tecnológica e buscando seu melhor uso no dia a dia. No setor de logística, por exemplo, a empresa já conta com 100% da frota agropecuária monitorada por sistema de fadiga. Este recurso tecnológico instalado em todas as cabines de seus mais de 1.750 veículos tem como principal objetivo a segurança dos motoristas, dos animais e demais cargas envolvidas na logística agro da companhia, como as rações, diminuindo as possibilidades de acidentes nas estradas.

Composto por câmera e sensor, o sistema de fadiga instalado nas cabines de cada veículo identifica comportamentos inadequados durante o exercício da atividade, como atos que demonstram sonolência, a utilização de celulares e o não uso dos cintos de segurança. O sensor emite um alerta sonoro ao motorista, enquanto envia informações para uma central de monitoramento da empresa. Desta forma, a BRF compila todas as informações e age de forma a orientar aqueles que dirigem. Com um sistema proativo, a companhia tem mais clareza na investigação dos fatos e os motoristas vítima de terceiros nas vias ainda tem a possibilidade de provar a boa conduta no trânsito.

O sistema de fadiga em toda a frota agropecuária é parte de uma série de tecnologias embarcadas que visam a segurança nas vias. Há alguns anos, a BRF conta, também, com sistema de telemetria em todos os veículos da frota agropecuária. Enquanto os sensores de fadiga identificam o comportamento dos motoristas, o de telemetria foca no veículo, verificando frenagem, força g, velocidade no seco e na chuva, por exemplo.

Cezar Felipak, gerente de logística agropecuária da BRF, conta que a segurança e qualidade são valores para a BRF. “Adotamos o sistema de fadiga, uma tecnologia muito utilizada no transporte de produtos de alto valor agregado, em nosso transporte de animais e rações porque entendemos que a qualidade é essencial em nossa atividade e um grande diferencial de processos”, conta.

Resultados

No primeiro semestre de 2023, considerando quantidade e taxa de frequência, a BRF registrou 60% menos acidentes do que no mesmo período de 2022. Trata-se do melhor resultado da operação agropecuária da Companhia desde o ano de 2011.

A frota agropecuária da BRF conta, atualmente, com cerca de 3.400 motoristas. Os veículos têm uma idade média de 3.7 anos, o que os coloca dentro do sistema Euro 5, conjunto de normas regulamentadoras pensadas para reduzir a emissão de poluentes dos veículos movidos a diesel. Mensalmente, a empresa realiza 100 mil embarques e percorre cerca de 13 milhões de km por mês com a frota agropecuária.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist